Parque do Horto lança novo projeto de educação ambiental
O Parque do Horto realiza, a partir do próximo sábado (24), uma nova atividade para reforçar as ações de educação ambiental. Situada no bairro Gruta de Lourdes e reaberta às visitas há dois meses por meio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Maceió e o Ibama, a unidade de conservação lança agora o projeto Sábado do Saber Ambiental, que levará especialistas em temas ambientais para falar ao público em mesas redondas e palestras com abordagens sobre a fauna e flora em Alagoas. A primeira edição tem início às 09 horas, aberta ao público, com a participação da professora doutora Selma Torquato, do Museu de História Natural da Ufal.
O Sábado do Saber Ambiental foi estruturado pelo Núcleo de Educação Ambiental do Parque do Horto, que é composto pelo Ibama e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), órgão representante da Prefeitura na cooperação técnica. Gratuito e sem a necessidade de agendamentos para a participação, o projeto acontecerá sempre no último sábado de cada mês com um especialista convidado.
“O objetivo da iniciativa é reforçar o potencial educativo da reserva. Sempre no último sábado do mês teremos uma programação diferente, atividade que complementa os atrativos do local, onde é possível fazer trilhas, reunir a família no piquenique e, a partir de agora, gerar debates proveitosos sobre temas que devem ser de interesse de toda a população. Já contamos com ações educativas nas terças e quinta-feiras, que são exclusivas para visitas guiadas de escolas, e agora ampliamos o trabalho com Sábado do Saber Ambiental”, destacou o titular da Semds, Gustavo Acioli Torres.
Pesquisadora do Museu de História Natural e especialista em répteis, Selma Torquato fará a abertura do projeto com a palestra intitulada “Fauna de Anfíbios e Répteis do estado de Alagoas”. A segunda edição já tem data definida e especialistas convidados.
“No dia 15 de dezembro receberemos os analistas ambientais Paulo Auto e Patrícia Oliveira, que devem falar sobre a importância dos manguezais e do defeso dos caranguejos Uçá e Guaiamum. Assim como a palestra da professora Selma, os demais convidados trarão debates com temas relevantes à preservação do meio ambiente”, disse Cynira França, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental do Ibama.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
