Defensoria Pública entra com ação para nomeação de aprovados em concurso da Uncisal
O concurso público ofertou 1.051 vagas para todos os níveis, sendo 10 para o cargo de nutricionista

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas entrou nesta quarta-feira (05) com uma ação civil pública para garantir a nomeação dos aprovados para o cargo de nutricionista do último concurso público da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), ocorrido em 2014.
De acordo com o autor da ação, o defensor público do Núcleo de Direitos Coletivos e Humanos, Othoniel Pinheiro, a Uncisal está realizando contratação de terceiros para trabalhar nas vagas que deveriam ser preenchidas por candidatos aprovados no concurso público de 2014, que estão esperando na lista de classificação.
O concurso público ofertou 1.051 vagas para todos os níveis, sendo 10 para o cargo de nutricionista. Nos últimos anos, a instituição de ensino nomeou 19 aprovados para o cargo, no entanto, de acordo com a ação, vem seletivamente promovendo processos seletivos simplificados para contratação de nutricionistas, com os mesmos requisitos do concurso público.
Para o defensor, tais medidas ferem à Constituição Federal e às orientações do tribunais superiores, especialmente, as normas que regem à Administração Pública. Segundo a jurisprudência dos tribunais superiores, a nomeação e posse de candidatos classificados para além das vagas do edital seguem dois pressupostos: a existência do cargo para ser ocupado e a contratação a título precário de servidores para atuar no mesmo cargo.
"Vamos dividir as ações judiciais por cargos e, inicialmente, estamos ingressando com a ação para o cargo de nutricionista, deixando para acionar outros cargos à medida que os aprovados interessados procurem à Defensoria Pública para fornecer as documentações que nós estamos precisando", pontuou o Defensor.
Veja também
Últimas notícias
Programa para reduzir fila de espera por especialistas no SUS agora é lei

Acesso à educação em unidade de saúde mental é aprovado na CDH

Poliana Rocha: conselheiro tutelar fala sobre polêmica de “adoção”

Campanha de vacinação antirrábica inicia no sábado (11) em Maceió; confira os locais

Cadela cai em aquário ao tentar “nadar” com irmãos pets

O PlayStation que pode virar uma relíquia da Igreja Católica
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
