Câmara aprova aumento de pena para maus-tratos contra animais
Texto ainda precisa passar pelo Senado. Proposta prevê de um a quatro anos de detenção para quem pratica atos de violência, incluindo zoofilia
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 11, o aumento da pena aplicada para maus-tratos contra animais e zoofilia, que atualmente é de três meses a um ano de detenção, além de multa. Com o novo texto, a punição passará a variar de um a quatro anos de detenção, além de multa.
É crime praticar ato de abuso, consistente com maus-tratos, ou mutilação de animais silvestres, domésticos, domesticados, nativos ou exóticos. O texto foi feito pelo relator Fábio Trad (PSD-MS), que ampliou o Projeto de Lei 3141/12, do deputado Ricardo Izar (PP-SP). A proposta original aumentava a pena apenas nos casos de zoofilia, enquanto a versão final aumentou também as penas para todos os casos de maus-tratos.
Todas as punições definidas pelo projeto poderão ser convertidas em outras sanções, de acordo com o tamanho da pena, natureza do crime e o potencial ofensivo da infração. O parecer foi aprovado por unanimidade na Câmara.
Agora o texto vai ao Senado Federal, também para votação. Caso seja aprovada, a proposta precisará apenas da sanção do presidente da República para entrar em vigor. A aprovação da pauta se deu uma semana após o caso de violência e morte da cadela Mancinha, no supermercado Carrefour, na cidade de Osasco.
Veja também
Últimas notícias
Acidente entre dois veículos é registrado em cruzamento no bairro da Pajuçara, em Maceió
Jovem é flagrado furtando planta em vaso na rua Estudante em Arapiraca
Caio Bebeto protocola PL que protege empresários de restrições por débito tributário
Cadáver é encontrado na Lagoa Mundaú no bairro Vergel do Lago, em Maceió
Em ações conjuntas, Polícia Militar apreende 40 armas de fogo e 60kg de drogas durante a semana em Alagoas
Homem fica ferido após se envolver em acidente de trânsito em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
