Hospital de Maceió autoriza idosa a receber visitas da cadela durante internação
"Nunca pensei que poderia receber a visita da minha filha", afirmou Maria Augusta, de 86 anos
Uma idosa internada no hospital do Coração de Alagoas, em Maceió, conseguiu uma autorização para receber visitas da sua cadela Katy. A decisão foi tomada após o quadro emocional de Maria Augusta, de 86 anos, apresentar uma melhora com o primeiro encontro do animal no hospital, ocorrido na última quarta-feira (6).
A idosa queria desistir da internação para poder voltar a cuidar dos seus dois cachorros, Katy e de Kiko. "Fiquei muito feliz, nunca pensei que poderia receber a visita da minha filha. Eu estava preocupada porque ela só dorme quando eu durmo, é minha companhia", disse.
A liberação deve seguir algumas regras: a cadela pode ficar solta no quarto da paciene, mas só pode circular os corredores carregada nos braços. Já em setores mais críticos do hospital, a entrada no animal é proibida. Por fim, a equipe de limpeza deve ser acionada assim que o animal fizer alguma necessidade fisiológica.
O sobrinho da paciente, José Antônio dos Santos, disse que ficou "surpreso com a atitude humanizada do hospital".
A psicóloga Vera Amorim foi quem percebeu que a paciente apresentou uma melhora no quadro emocional após a visita da cadelinha Katy. "Ela estava em um processo de recolhimento, tristeza e angústia. Agora está mais falante, mais ativa, participativa e com maior interação com a equipe e com o tratamento. A qualidade da vida emocional do paciente está relacionada às relações afetivas significativas", afirmou.