Confira o funcionamento das unidades de saúde no feriadão de Natal
HGE, ambulatórios e Samu funcionam normalmente; Hemoal Maceió terá horário especial
Durante o feriadão de Natal que começa neste sábado (22) e vai até a terça-feira (25), as unidades de urgência e emergência da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irão funcionar normalmente. O Hospital Geral do Estado (HGE) e os cinco Ambulatórios 24 Horas, em Maceió, além do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, estarão com o atendimento regular os quatro dias.
Para os Ambulatórios 24 Horas Noélia Lessa, na Levada; Dom Miguel Câmara, em Bebedouro; Denilma Bulhões, no Benedito Bentes; Assis Chateaubriand, no Tabuleiro do Martins e João Fireman, no Jacintinho; bem como nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) do Benedito Bentes e Trapiche da Barra, devem se dirigir somente os usuários que necessitem de primeiros socorros e outros procedimentos que dispensam estruturas e recursos mais complexos para a execução, a exemplo de curativos e pequenas suturas.
Nesses serviços, podem ser atendidos pacientes com asma, convulsão, cólica renal e biliar, diabetes, diarreia, dengue, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), febre, virose, gastrite, traumas ou que tenham sofrido acidente com material perfuro cortante. Também devem ser atendidas pessoas que tenham sido mordidas por animais peçonhentos, estejam com reações alérgicas, dores abdominais e infecção urinária.
HGE
Já os casos que devem ser encaminhados ao Hospital Geral do Estado (HGE) são os de maior gravidade ou aqueles que demandam atendimento de especialidades ou a realização de exames de maior complexidade. A unidade hospitalar é a única que trabalha com a Classificação de Risco, utilizando o Protocolo de Manchester.
Entre os casos que devem ser atendidos no HGE, estão os Acidentes Vasculares Crebrais (AVCs), hemorragia digestiva alta, diabetes, hipertensão arterial (HA), perfuração por arma de fogo e por arma branca, traumatismo cranioencefálico (TCE), insuficiência cardíaca congênita e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Também devem receber atendimento os pacientes com apendicite ou que tenham sofrido acidente de trabalho, moto e carro, atropelamento, afogamento, queimaduras e traumas ortopédicos.
HEA
No Hospital de Emergência do Agreste, localizada em Arapiraca, que tem o mesmo perfil do HGE, a equipe multiprofissional irá trabalhar seguindo escalas de plantão. “Nesse período do ano, muitas pessoas exageram no consumo de bebidas alcoólicas e se envolvem em acidentes de trânsito, principalmente em colisões e quedas de motos, por isso estaremos a postos para atendê-los”, ressalta a gerente da unidade Regiluce Santos.
Samu
Também irá funcionar normalmente o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Seja pela terra, com as ambulâncias, ou pelo ar, com o Samu Aeromédico, estaremos atendendo àqueles que necessitem de assistência pré-hospitalar móvel”, salienta a gerente de atenção pré-hospitalar da Sesau, Eliza Barbosa, ao acrescentar que os “socorristas estão aptos a atender a população de forma eficiente e humanizada”.
Hemoal
O Hemoal Maceió, situado no bairro Trapiche, além abrir para doações de sangue no sábado (22), das 8h às 17h, irá funcionar na segunda-feira (24), véspera de Natal, das 8h às 12h. Já a unidade Arapiraca, não irá receber doações durante o feriadão, funcionando apenas internamente, em regime de plantão, para liberar as bolsas de sangue destinadas às maternidades e hospitais.
Veja também
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
