Sonda espacial faz 1º pouso da história no 'lado oculto da Lua'
A sonda lunar Chang'e-4 pousou à 0h26 do horário de Brasília
Uma sonda espacial chinesa aterrissou com sucesso no outro lado da Lua nesta quinta-feira (03), segundo informou a mídia estatal. A ação foi registrada como um primeiro pouso histórico em uma missão vista como um passo importante para o programa espacial da China. A televisão estatal chinesa disse que a sonda lunar Chang'e-4, lançada em dezembro, fez o "pouso suave" às 10h26, no horário de Pequim — 0h26 de Brasília.
Uma imagem tuitada pela versão em inglês do CCTV mostrou uma foto da superfície da lua. Ao contrário da face da Lua mais próxima da Terra, que está sempre voltada para o nosso planeta, nenhuma sonda ou qualquer módulo de exploração pousou na superfície do lado oposto.
A face oculta é montanhosa, pontilhada de crateras, enquanto a face visível tem várias superfícies planas para se empoleirar.
Um dos maiores desafios é se comunicar com o robô lunar. Como a face escura da Lua está orientada na direção oposta à Terra, não há "linha de visão" direta para transmitir sinais, a menos que um relé seja instalado.
Assim, a China lançou em maio um satélite chamado Queqiao, posicionado na órbita lunar para transmitir ordens e dados trocados entre a Terra e o módulo.
O Chang'e-4 realizará estudos sobre baixas frequências de rádio, o cultivo de tomates em outros planetas e recursos minerais, entre outras coisas.
Esta é a segunda vez que a China enviou um veículo para explorar a superfície lunar após Yutu ("Jade Rabbit") em 2013, que permaneceu ativo durante 31 meses.
Últimas notícias
Lula pode oficializar indicação de Messias ao STF nesta quinta
Estados e municípios têm R$ 1,9 bilhão de previdência no Banco Master
Após furacão Melissa, São Petersburgo anuncia envio de ajuda a Cuba
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Caminhão cai em ribanceira de cinco metros na Rota do Mar
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
