Sonda espacial faz 1º pouso da história no 'lado oculto da Lua'
A sonda lunar Chang'e-4 pousou à 0h26 do horário de Brasília
Uma sonda espacial chinesa aterrissou com sucesso no outro lado da Lua nesta quinta-feira (03), segundo informou a mídia estatal. A ação foi registrada como um primeiro pouso histórico em uma missão vista como um passo importante para o programa espacial da China. A televisão estatal chinesa disse que a sonda lunar Chang'e-4, lançada em dezembro, fez o "pouso suave" às 10h26, no horário de Pequim — 0h26 de Brasília.
Uma imagem tuitada pela versão em inglês do CCTV mostrou uma foto da superfície da lua. Ao contrário da face da Lua mais próxima da Terra, que está sempre voltada para o nosso planeta, nenhuma sonda ou qualquer módulo de exploração pousou na superfície do lado oposto.
A face oculta é montanhosa, pontilhada de crateras, enquanto a face visível tem várias superfícies planas para se empoleirar.
Um dos maiores desafios é se comunicar com o robô lunar. Como a face escura da Lua está orientada na direção oposta à Terra, não há "linha de visão" direta para transmitir sinais, a menos que um relé seja instalado.
Assim, a China lançou em maio um satélite chamado Queqiao, posicionado na órbita lunar para transmitir ordens e dados trocados entre a Terra e o módulo.
O Chang'e-4 realizará estudos sobre baixas frequências de rádio, o cultivo de tomates em outros planetas e recursos minerais, entre outras coisas.
Esta é a segunda vez que a China enviou um veículo para explorar a superfície lunar após Yutu ("Jade Rabbit") em 2013, que permaneceu ativo durante 31 meses.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
