Viral

Pesquisadora nada com o maior tubarão branco já visto

A pessoa que aparece na foto é a bióloga marinha Ocean Ramsey

Por HardCore 18/01/2019 17h05
Pesquisadora nada com o maior tubarão branco já visto
Registro do momento inesquecível - Foto: Juan Oliphant/reprodução Instagram

Nesta semana, as águas do arquipélago do Havaí receberam uma visita ilustre: Deep Blue, uma fêmea de tubarão branco considerada como o maior indivíduo da espécie já visto e registrado em imagem por seres humanos.

O tubarão já é conhecido por pesquisadores do mundo todo e sua passagem pelo local durante o inverno não é uma surpresa, como afirma a especialista Melanie Hutchinson, da Universidade do Havaí. “A maioria da população [de tubarões] da Califórnia e do México migra para cá durante o inverno. Eles estão tipicamente aqui”, disse ela ao canal de televisão KHON 2 News.  O tubarão estava se alimentando de uma carcaça de baleia a mais de 30 quilômetros do litoral da ilha de Oahu quando foi avistado.

A pessoa que aparece na foto acima é a bióloga marinha Ocean Ramsey. Seu colega Juan Oliphant foi quem fez o registro.

“Na realidade, essa experiência não deveria ser um acontecimento raro. Tubarões brancos e a maioria das demais espécies de tubarão estão desaparecendo em uma taxa alarmante”, escreveu Juan. “Há muitos impactos humanos, mas a maior razão para esses impactos sobre os tubarões continuarem é a percepção de que tubarões como a Deep Blue são monstros e que eles estão buscando seres humanos como fonte de alimento. Essa percepção e o medo de tubarões impedem que as pessoas se importem o bastante para promover uma mudança”, diz ele. Mas, ao fim, se mantém otimista: “estou vendo uma crescente mudança nessa percepção, e isso precisa continuar”.

Para mais fotos do encontro dos pesquisadores com a gigante Deep Blue, visite os perfis de Juan e Ocean no Instagram e conheça um pouco mais da campanha dos dois pela preservação dessas espécies.