Brasileiro morre após ataque de tubarão em praia nos Estados Unidos
A vítima é o capixaba Arthur Medici, de 26 anos, que morava nos EUA há quatro anos e trabalhava como entregador de pizza.
O capixaba Arthur Medici, de 26 anos, morreu depois de ser atacado por um tubarão na baía de Cape Cod, no parque nacional Newcomb Hollow Beaching, em Massachusetts, Estados Unidos, neste sábado (15).
A informação foi confirmada por uma amiga da família, que está com a mãe do jovem, em Vila Velha, no Espírito Santo.
Segundo a amiga da família, ele chegou a ser socorrido no hospital do balneário, mas faleceu ao dar entrada na unidade de saúde. “Foi uma prima que mora em Boston avisou a mãe dele. Ela está muito abalada. Estamos fazendo uma vaquinha online para custear a vinda do corpo para o Brasil”, disse Patrícia Kelli Silva.
A morte de Arthur aconteceu por volta das 12h de Boston (13h de Brasília), neste sábado.
Em entrevista ao G1, Patrícia disse que o rapaz adorava surfar. Ele morava nos Estados Unidos há quatro anos e trabalhava como entregador de pizza.
Toda a família de Arthur mora no bairro Cocal, em Vila Velha. Patrícia não soube dizer se Arthur estava surfando na hora do ataque.
A previsão é que o corpo de Arthur venha para o Brasil na sexta-feira (21). Ainda não há informações sobre velório e enterro da vítima.
Uma prima e uma tia de Arthur, que moram nos Estados Unidos, estão cuidando do traslado do corpo. Foram elas as responsáveis por comunicar a família da morte do jovem.
O padrasto de Arthur, Marcio Araújo Passos, conversou com a reportagem da TV Gazeta. Ele preferiu não gravar, mas falou como aconteceu a morte do enteado. "Ele estava surfando com o cunhado, que me disse que a primeira sensação dele era de que o Arthur tinha sido sugado pelo mar", comentou.
Marcio lamentou a morte do enteado.
"É um absurdo. Há 80 anos isso não acontecia lá e, agora, aconteceu justamente com o meu enteado", disse Márcio.
Praias fechadas
Segundo a polícia local, as praias da cidade estão fechadas para nadar nas próximas 24 horas para que seja realizada uma investigação.
"Mais informações serão divulgadas pelo Ministério Público", diz o comunicado da polícia.
Em entrevista para rede de televisão americana NBC News, Chris Hargrove, diretor da Cape Cod National Seashore, que também investiga o caso, disse que esse aumento de ataques de tubarões na cidade é novo.
"Os ataques de tubarões não acontecem com tanta frequência, apenas houve um recente aumento nos incidentes. Há mais tubarões por causa da grande concentração de humanos e de focas, que são a principal fonte de alimento para os grandes tubarões brancos." Hargrove também disse que houve dois ataques recentes, a última vez foi em 2012.
A polícia local ainda não informou a espécie do tubarão envolvido no incidente de sábado.
Outros ataques
Segundo recente pesquisa do Arquivo Internacional de Ataques de Tubarões (ISAF) do Museu da Flórida, nos Estados Unidos, em 2017, foram 53 incidentes relatados de supostos ataques no país, o que representa um leve declínio em relação ao número de 56 casos do ano anterior. Não houve vítimas fatais em nenhum ano.
A Flórida tem o maior número de relatos de ataques de tubarão, com 31. Em segundo lugar, com 10 casos está o estado da Carolina do Sul. Massachusetts está em quinto lugar, com apenas uma fatalidade no ano passado. Ainda de acordo com a pesquisa, os EUA, está no topo da lista de países com a maior taxa de ataques de tubarão, respondendo por 60% dos incidentes globais.
A organização acredita que a razão para o aumento nos ataques de tubarões está relacionada com um aumento na população humana, assim como um aumento no interesse por esportes aquáticos. Em 2017, 59% dos ataques globais ocorreram enquanto a vítima estava envolvida em surfe ou esportes de tabuleiro.
Veja também
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
