Pinheiro: CPRM e Defesa Civil reafirmam transparência em ações
Mais de 50 pesquisadores em Geociências estão envolvidos no caso

A Defesa Civil Municipal e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informam que uma série de estudos necessários está em andamento, em decorrência da complexidade e raridade do fenômeno no Brasil, por isso as causas ainda não foram esclarecidas.
Atualmente, estão sendo executados Levantamentos Geofísicos de Eletrorresistividade e Sondagens a Percussão no Bairro Pinheiro, assim como Levantamentos de Batimetria e Sísmica na Lagoa Mundaú e Manguaba.
Mais de 50 pesquisadores em Geociências estão envolvidos no caso, todos designados pelo Governo Federal como medida de atenção prioritária conforme anunciado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e oficializado por meio de portaria no Diário Oficial da União.
De acordo com a CPRM, o relatório conclusivo sobre o bairro Pinheiro será divulgado em junho.
A Defesa Civil e o Serviço Geológico do Brasil reiteram que não há qualquer sigilo na investigação do caso, no entanto é necessária precisão total no levantamento e apuração dos dados técnicos que estão sendo investigados. Quando os estudos forem inteiramente concluídos, as causas serão devidamente esclarecidas à população e aos órgãos competentes, bem como adotadas as medidas cabíveis de acordo a origem do fenômeno.
Os órgãos também estão à disposição da Justiça para qualquer esclarecimento necessário em relação ao trabalho em andamento, além de divulgarem de forma ampla, transparente e diariamente, via internet, todo o trabalho que vem sendo realizado desde o ano passado. Os links para consulta são www.maceio.al.gov.br/defesacivil e http://cprm.gov.br/publique/Gestao-Territorial/Geologia-de-Engenharia-e-Riscos-Geologicos/Acao-Emergencial-no-Bairro-Pinheiro-%28Maceio%2C-AL%29-5344.html.
Sobre o pagamento do auxílio moradia por meio da ajuda humanitária concedida pelo Governo Federal, o primeiro lote foi liberado na última sexta-feira (18) com o aporte de R$ 480 mil e destinado às 80 primeiras famílias cadastradas e será disponibilizado nos próximos dias. Nesta semana, mais de 100 novos cadastros serão encaminhados para a avaliação do Governo Federal e posterior aprovação do recurso.
No último dia 16, em reunião com moradores e autoridades governamentais, na Prefeitura de Maceió, a CPRM, Agência Nacional de Mineração e Defesas Civis Nacional, Estadual e Municipal apresentaram todos os estudos em andamento e as ações futuras a serem desenvolvidas. Também foram divulgadas, durante o encontro, todas as linhas de investigação que estão sendo trabalhadas pelo Serviço Geológico do Brasil. São elas: Características geotécnicas dos solos da região e forma de ocupação do bairro; presença de vazios (cavidades, cavernas) no solo e subsolo da região decorrente de causas naturais ou de ações antrópicas; estruturas/feições tectônicas ativas na região (falhas, descontinuidades, por exemplo); e extração de água subterrânea.
Tais informações foram disponibilizadas nos canais oficiais dos órgãos e estão sendo amplamente divulgadas na imprensa. Além disso, as instituições têm pautado o seu trabalho na comunicação de informações de qualidade e bem apuradas, criando assim caminhos para o diálogo. Para isso, intensificou-se nos últimos dias a visibilidade dos levantamentos que estão sendo realizados pelos pesquisadores, dando ênfase e esclarecendo quais metodologias estão sendo empregadas e como elas se correlacionam com as hipóteses apontadas pela equipe técnica.
Mais informações estão disponíveis nos links abaixo:
bit.ly/acaoemergencialCPRM
www.maceio.al.gov.br/defesacivil/
www.facebook.com/cprmoficial
www.instagram.com/cprm_oficial
Os moradores podem também entrar em contato pelos seguintes telefones:
(82) 3315-1437/0800 030 6205 (Defesa Civil)
(61) 2108-8400 (CPRM).
Veja também
Últimas notícias

Deputado Ricardo Nezinho defende produtores rurais e condena ação do MST em Arapiraca

Polícia Civil apreende jovem por ato infracional análogo ao abuso sexual contra criança em Mata Grande

Jovem fica ferido após queda de motocicleta no bairro da Levada, em Maceió

Câmera mostra momento em que idosa é atropelada por carreta no bairro do Poço

Manifestante é preso por obstruir rodovia em protesto por falta de água no Pilar

Colisão entre dois caminhões deixa motoristas presos às ferragens na BR-104, em Branquinha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
