MP firma TAC com órgãos públicos para garantir folia segura no carnaval
Ficou definido o dia 22 de fevereiro para o início das atividades com os blocos representados pela Liga Carnavalesca

Brincar em clima de paz e com todas as seguranças garantidas, definindo direitos e deveres de órgãos públicos e também da Liga e blocos carnavalescos foi o motivo da reunião do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), conduzida pelo promotor de Justiça, Max Martins, e pela procuradora de Justiça, Denise Guimarães, nessa terça-feira (22), no auditório Edgar Valente de Lima Filho, prédio-sede da instituição. Na ocasião foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a regulamentação de medidas consideradas indispensáveis para a manutenção da ordem, que vão do policiamento às instalações.
No documento assinado ficou definido o dia 22 de fevereiro para o início das atividades com os blocos representados pela Liga Carnavalesca, com o Jaraguá Folia, a partir das 20h, saída em frente ao Museu Théo Brandão. Já o Carnaval Sábado Maior que engloba o Bloco do Rei, as Pecinhas de Maceió, a Turma da Rolinha e o Pinto da Madrugada, se apresentam no dia 23. Ficou estabelecido que a concentração do Pinto da Madrugada será partir das 6h, próximo ao antigo CRB, com previsão de saída para as 9h e de término às 17h, perto do antigo Alagoinha.
Para o Bloco do Rei foi acordado concentração às 9h, em frente ao Iate Clube Pajuçara, com previsão de saída às e encerramento às 14h, em frente ao Alagoinha. Já a Turma da Rolinha terá concentração às 10h, próximo ao Iate Clube Pajuçara, saindo às 11h e encerrando às 15h, também nas proximidades do Alagoinha. Enquanto as Pecinhas de Maceió se concentram às 11h, no mesmo local, saem ao meio-dia e finalizam o percurso também nas proximidades do Alagoinha, às 16h.
Um cuidado especial será dado ao Bloco Amiguinhos do Karlotas que é voltado para o público infanto-juvenil. Razão pela qual deverá ser feito, conforme o TAC, expediente a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS), bem como ao Juizado da Infância e Juventude da Capital.
Para o promotor de Justiça, Max Martins, o TAC amarra compromissos tanto dos órgãos públicos como dos interessados e ligados diretamente ao evento e foca na ordem e segurança dos foliões. “É um evento tradicional e que reúne milhares de pessoas, exigindo organização e um plano seguro. Por isso é necessário que se discuta o assunto e cada um assuma suas responsabilidades, priorizando os direitos de quem participa”, afirma Max Martins.
Fechando os blocos representados pela Liga Carnavalesca, no dia 24 de fevereiro tem o banho de mar à fantasia com o tradicional Bloco Vulcão, da Polícia Militar de Alagoas, cuja concentração será na Praça Multieventos, a partir das 8h, com saída prevista para as 9h e encerramento às 15, próximo ao antigo Alagoinha. Em seguida, tem a Turma da Esquina com concentração prevista para as 10h, no Hotel Enseada, saída às 11h, e encerramento às 15h. O Bloco Sou Praieiro se concentra a partir das 11h, próximo a Praça Multieventos, tem saída prevista para as 12h. Ambos encerrarão o percurso às 15 h no mesmo local que o Vulcão.
Polos
No que dia respeito ao carnaval promovido pela Fundação Municipal de Ação Cultural, do dia 02 a0 o dia 05 de março serão oito polos distribuídos no Pontal da Barra, Praça Moleque do Namorador, Fernão Velho, Bebedouro, Orla da Pajuçara e Ponta Verde, Jacintinho, Ipioca e Benedito Bentes. Ficou acordado que o horário de encerramento não pode ultrapassar as 2h.
A SEMSCS terá plantão concentrado com SLUM, SEMDS, SMTT, SEDET, SIMA e Vigilância Sanitária para recepção dos requerimentos de autorização dos blocos carnavalescos. A SMTT com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) planejarão atuação logística para a mobilidade de fluxo do trânsito. A Avenida Sílvio Carlos Viana será utilizado, exclusivamente por viaturas do Corpo de Bombeiros, da polícia, ambulâncias e outros carros oficiais a serviço.
A partir das 18h, da véspera do evento, a SMTT e o BPTran disponibilizarão viatura para coibir qualquer estacionamento de trios elétricos não autorizados e carros-pipa no corredor da folia, tampouco veículos com caixas de som na via pública onde ocorrerá o momento momesco, em razão da concessão de licença deferida pela SEMSCS ser específica par a utilização de frevo a pé, devidamente autorizadas.
Durante a passagem dos blocos carnavalescos, os representantes de camarotes instalados no percurso dos eventos, com horário de festa definido das 10h às 20h, se comprometeram a desligar o som interno dos seus estabelecimentos.
À Polícia Militar ficou definido que disponibilizará contingente suficiente para a garantia da ordem pública e ficará em comunicação direta com a Polícia Civil para a lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO’s). O Corpo de Bombeiros fiscalizará toda estrutura submetida a carga, a ser utilizada para a realização de shows e eventos nesse período momesmo, bem como nas prévias carnavalescas, exigindo os documentos de autorização com pareceres técnicos do engenheiro responsável pela momtagem e instalações elétricas, e para locais fechados o Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico, além do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
A FMAC se responsabilizará por toda estrutura para acomodar as polícias e secretarias envolvidas nesse processo, além das instalações dos banheiros químicos.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Lagoa da Canoa entrega mais de 20 toneladas de pescado na Semana Santa

Colisão entre carro e moto deixa duas mulheres feridas na AL-115, em Igaci

Homem é assassinado a tiros nas imediações da Ladeira da Moenda, em Maceió

Polícia Civil apura homicídio nas proximidades do CT do CRB; vítima não foi identificada

Na contramão do país, Alagoas reduz número de pessoas em situação de rua no 1⁰ trimestre de 2025

Ex-senador preso por estuprar a filha vai para prisão domiciliar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
