Peças produzidas por reeducandas são expostas na Orla de Maceió
Artesanato ganha visibilidade pela qualidade das peças e valor social
Entre os dias 23 e 30 de janeiro, as pessoas que passeiam pela orla de Maceió poderão conferir de perto um pouco do artesanato produzido pelas reeducandas do sistema prisional. O projeto Ressurgir estará expondo peças na Loja Conceito ‘Alagoas Feita à Mão’, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, localizada no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca.
Peças em madeira, MDF com aplicação de filé, jogos de tabuleiro como dama e xadrez, além de peças feitas em tenerife estão sendo expostas. Todos os produtos são confeccionadas nas oficinas da Fábrica de Esperança, projeto desenvolvido pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) que visa a profissionalização das custodias através de diversas oficinas.
Vinda de Porto Alegre, Telma Albuquerque foi uma das primeiras a conferir a exposição. Para ela, a beleza das peças se completa com o acabamento e valor social. "Estou impressionada com a qualidade dos produtos, e ao saber que são feitos com mão de obra carcerária me deixou ainda mais encantada, pois sei que ao adquirir um produto, também estou ajudando em um projeto social", disse.
Para a supervisora de Produção e Laborterapia, Alessandra Cavalcante, além das vendas, a visibilidade ao trabalho desenvolvido em prol da ressocialização são positivas. “Para a Seris, o impacto maior é a visibilidade que este projeto proporciona, fazendo com que os turistas e a sociedade conheçam os produtos fabricados pelas reeducandas do sistema prisional alagoano”, explicou a supervisora.
A coordenadora do artesanato da Seris, Jercilene Batista, acredita que esse tipo de ação aproxima a cultura alagoana do turista e traz outros benefícios. “Para as vendas, é excelente”, disse. A participação da Seris em exposições e feiras tem crescido, como comenta a coordenador. “No ano passado, foram feitas diversas exposições fora de Alagoas. Fomos a São Paulo, Florianópolis, Recife, além das exposições que fizemos em algumas secretarias do Estado e na Universidade Federal de Alagoas”, finalizou.
Serviço
Exposição na Loja Conceito Alagoas Feita a Mão
Local: Corredor Vera Arruda, Jatiúca
Horário: 16h às 22h.
Veja também
Últimas notícias
Arapiraca abre seleção para preceptores e orientadores do PET-Saúde
Aluno agride professora durante aplicação de prova em escola estadual
Atuação do Ministério Público proporciona reencontro familiar após 46 anos
Ressaca forte assusta moradores e provoca estragos na orla de Maceió
PM é acionada para ocorrência de possível roubo e justiçamento na Ponta Grossa
Com articulação do prefeito Pedro Carlos, Rio Largo recebe nova UPA 24h
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
