Cultura

Peças produzidas por reeducandas são expostas na Orla de Maceió

Artesanato ganha visibilidade pela qualidade das peças e valor social

Por Agência Alagoas 24/01/2019 09h09
Peças produzidas por reeducandas são expostas na Orla de Maceió
Peças unem beleza e agregam valor social - Foto: Joenne Mesquita

Entre os dias 23 e 30 de janeiro, as pessoas que passeiam pela orla de Maceió poderão conferir de perto um pouco do artesanato produzido pelas reeducandas do sistema prisional. O projeto Ressurgir estará expondo peças na Loja Conceito ‘Alagoas Feita à Mão’, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, localizada no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca.

Peças em madeira, MDF com aplicação de filé, jogos de tabuleiro como dama e xadrez, além de peças feitas em tenerife estão sendo expostas. Todos os produtos são confeccionadas nas oficinas da Fábrica de Esperança, projeto desenvolvido pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) que visa a profissionalização das custodias através de diversas oficinas.

Vinda de Porto Alegre, Telma Albuquerque foi uma das primeiras a conferir a exposição. Para ela, a beleza das peças se completa com o acabamento e valor social. "Estou impressionada com a qualidade dos produtos, e ao saber que são feitos com mão de obra carcerária me deixou ainda mais encantada, pois sei que ao adquirir um produto, também estou ajudando em um projeto social", disse.

Para a supervisora de Produção e Laborterapia, Alessandra Cavalcante, além das vendas, a visibilidade ao trabalho desenvolvido em prol da ressocialização são positivas. “Para a Seris, o impacto maior é a visibilidade que este projeto proporciona, fazendo com que os turistas e a sociedade conheçam os produtos fabricados pelas reeducandas do sistema prisional alagoano”, explicou a supervisora.

A coordenadora do artesanato da Seris, Jercilene Batista, acredita que esse tipo de ação aproxima a cultura alagoana do turista e traz outros benefícios. “Para as vendas, é excelente”, disse. A participação da Seris em exposições e feiras tem crescido, como comenta a coordenador. “No ano passado, foram feitas diversas exposições fora de Alagoas. Fomos a São Paulo, Florianópolis, Recife, além das exposições que fizemos em algumas secretarias do Estado e na Universidade Federal de Alagoas”, finalizou.

Serviço

Exposição na Loja Conceito Alagoas Feita a Mão

Local: Corredor Vera Arruda, Jatiúca

Horário: 16h às 22h.