Peças produzidas por reeducandas são expostas na Orla de Maceió
Artesanato ganha visibilidade pela qualidade das peças e valor social

Entre os dias 23 e 30 de janeiro, as pessoas que passeiam pela orla de Maceió poderão conferir de perto um pouco do artesanato produzido pelas reeducandas do sistema prisional. O projeto Ressurgir estará expondo peças na Loja Conceito ‘Alagoas Feita à Mão’, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, localizada no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca.
Peças em madeira, MDF com aplicação de filé, jogos de tabuleiro como dama e xadrez, além de peças feitas em tenerife estão sendo expostas. Todos os produtos são confeccionadas nas oficinas da Fábrica de Esperança, projeto desenvolvido pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) que visa a profissionalização das custodias através de diversas oficinas.
Vinda de Porto Alegre, Telma Albuquerque foi uma das primeiras a conferir a exposição. Para ela, a beleza das peças se completa com o acabamento e valor social. "Estou impressionada com a qualidade dos produtos, e ao saber que são feitos com mão de obra carcerária me deixou ainda mais encantada, pois sei que ao adquirir um produto, também estou ajudando em um projeto social", disse.
Para a supervisora de Produção e Laborterapia, Alessandra Cavalcante, além das vendas, a visibilidade ao trabalho desenvolvido em prol da ressocialização são positivas. “Para a Seris, o impacto maior é a visibilidade que este projeto proporciona, fazendo com que os turistas e a sociedade conheçam os produtos fabricados pelas reeducandas do sistema prisional alagoano”, explicou a supervisora.
A coordenadora do artesanato da Seris, Jercilene Batista, acredita que esse tipo de ação aproxima a cultura alagoana do turista e traz outros benefícios. “Para as vendas, é excelente”, disse. A participação da Seris em exposições e feiras tem crescido, como comenta a coordenador. “No ano passado, foram feitas diversas exposições fora de Alagoas. Fomos a São Paulo, Florianópolis, Recife, além das exposições que fizemos em algumas secretarias do Estado e na Universidade Federal de Alagoas”, finalizou.
Serviço
Exposição na Loja Conceito Alagoas Feita a Mão
Local: Corredor Vera Arruda, Jatiúca
Horário: 16h às 22h.
Veja também
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
