Detran disponibiliza agendamento de vistoria on-line para ciclomotores
Serviço pode ser realizado pelo site do órgão e busca facilitar a vida dos condutores que estão no processo de regularização

Para simplificar o procedimento de regularização dos ciclomotores de cinquenta cilindradas, as “cinquentinhas”, possibilitando uma melhor organização e conforto aos usuários, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) incluiu no portal oficial do órgão (www.detran.al.gov.br) o agendamento on-line para o serviço de vistoria específico para essa categoria.
A vistoria é um procedimento padrão que visa garantir a autenticidade do veículo e verificar se ele está de acordo com a legislação de trânsito vigente. A implantação dessa funcionalidade no site institucional do Detran de Alagoas irá beneficiar o processo de regularização, uma vez que proporciona a autonomia para que o próprio usuário selecione o dia em que deseja realizar o serviço.
“Muitos estavam chegando ao Detran muito cedo, às vezes até de madrugada, e com o agendamento pelo site eles podem escolher o dia mais adequado e que tenham disponibilidade para vir, de acordo com a rotina de cada um”, explica o chefe de controle de veículos, Sérgio Adriano.
A vistoria para os ciclomotores será disponibilizada gratuitamente, sem a cobrança da taxa de R$80,00, em todos os postos de atendimento da autarquia que oferecem o serviço na capital e no interior. Além disso, o Governo de Alagoas isentou o pagamento do imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) para esse tipo de veículo.
No cadastro para o agendamento, o usuário deverá informar o município em que reside para ser direcionado à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) que atende a região e a partir daí inserir os dados básicos de identificação como o nome completo, Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço e telefone para contato.
Após preencher todos os dados solicitados e selecionar a data em que deseja ser atendido, o usuário deverá imprimir o comprovante de agendamento de vistoria e a declaração de procedência do veículo que deverá ser levada em cartório para o reconhecimento de firma. Caso o proprietário seja analfabeto, ele deverá procurar orientação no próprio cartório.
O condutor deve comparecer ao posto de atendimento com os seguintes documentos em mãos:
- Identidade, CPF e nota fiscal do veículo (original e cópia)
- Termo de responsabilidade com a firma reconhecida em cartório
- Comprovante de agendamento de vistoria (emitido na conclusão do procedimento on-line).
Veja também
Últimas notícias

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado

Deputado Leonam cobra reforço policial na faixa de areia para coibir crimes em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
