Meio ambiente

Chuva em Maceió ultrapassa em 120% o volume esperado

O balanço da Defesa Civil aponta que, desde o início de janeiro, o acumulado em alguns pluviômetros ultrapassou os 100 mm

Por Ascom Semds 28/01/2019 17h05
Chuva em Maceió ultrapassa em 120% o volume esperado
Monitoramento vem sendo feito pela Defesa Civil de Maceió. - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Defesa Civil de Maceió publicou, na tarde desta segunda-feira (28), o balanço pluviométrico após a forte chuva registrada na capital desde a madrugada. Segundo dados do órgão municipal, com as precipitações das últimas 12 horas, o volume já é 120% maior que o esperado para janeiro. A média para o mês é de 82 milímetros, no entanto o acumulado chegou a 181 mm.

O balanço da Defesa Civil aponta que, desde o início de janeiro, o acumulado em alguns pluviômetros ultrapassou os 100 mm, a exemplo do Farol (103.6 mm), Chã da Jaqueira (232 mm) e Vergel do Lago (132 mm). Os pluviômetros do bairro Farol e da Chã da Jaqueira estão próximos ao bairro Pinheiro, por isso foram utilizados como referência para as chuvas que caem na região.

Com o volume de chuva em excesso, as equipes da Defesa Civil foram mobilizadas ainda na madrugada de hoje para garantir a atenção à população, sobretudo no Pinheiro em decorrência do agravamento de fissuras e afundamentos. Conforme determinação do prefeito Rui Palmeira, que está em Brasília alinhando ações no Governo Federal para o bairro, todas as secretarias municipais de serviços estão engajadas e de prontidão para agir em situações emergenciais.

Para qualquer ocorrência, a orientação é para que a população acione a Defesa Civil por meio do número 0800 030 6205 ou o Corpo de Bombeiros no 193.