Comidas retrô: uma mordida e uma volta ao tempo
Você também ama comidas e bebidas que te transportam para outro lugar ou tempo, mesmo que você não tenha efetivamente vivido aquelas experiências? Pensando nessa sensação tão adorada pelos gourmands, separei 3 delícias - de bebida à sobremesa - que lembram a ida às lanchonetes nas década de 1980 e 1990, e que vão fazer qualquer um que viveu à época ficar tão nostálgico quanto com água na boca. E aos que não viveram, que tal se arriscar em casa? Confira algumas comidas retrô!
Vitamina
Substituída pelos milk-shakes ianques nas lanchonetes atuais, a clássica vitamina de leite com frutas era presença obrigatória nos cardápios. A clássica com banana, maçã e mamão era com certeza a mais querida de todas, e tomar uma vitamina na lanchonete da cidade no fim de semana era quase um evento social, sobretudo no interior. Com o passar dos anos, a bebida virou protagonista do desjejum e ganhou uma infinidade de cereais, leites magros e vegetais, entre outros ingredientes. No TudoGostoso, você ainda encontra receitas diversas do tradicional leite gelado batido com frutas para fazer quando quiser!
Misto-quente
Para comer, misto-quente! Esse mesmo, aquele singelo lanchinho preparado em casa, na sanduicheira ou no tão retrô quanto o próprio lanche: o ?tostex?. O sanduíche que já recebeu (e ainda recebe) diversas releituras ao redor do país, principalmente nas cafeterias e bistrôs mais requintados, era estrela nas lanchonetes poucas décadas atrás, ainda que feito da forma mais simples possível. O sabor devia ser outro, fala a verdade! Quer sair da mesmice e variar o clássico que virou pedida corriqueira no café da manhã diário? Aprenda a fazer esse misto-quente especial de forno e surpreenda toda a família!
No quesito sobremesa, é impossível escolher uma só! Isso porque tanto o sundae quanto a banana split, apesar de invenções norte-americanas, são duas maravilhas que não podiam faltar nas tais lanchonetes retrô desse país tropical. Nessas, descobri que a banana split - que leva banana, bolas de sorvete, chantili, cobertura e castanhas -, também é considerada um tipo de sundae pela pátria criadora. Afinal, o sundae em si leva os mesmos ingredientes, exceto pela fruta que dá nome ao doce irmão, com a diferença de ser servido na taça, podendo ser coberto com chantili ou não. Dá pra não amar essas perdições?
Veja também
Últimas notícias
Programa Gigantinhos coloca Maceió como referência nacional em educação infantil
Francisco Sales ganha força e desponta como nome para 2026 em Alagoas
Colisão entre Hilux e motocicleta deixa dois feridos em Teotônio Vilela
Maragogi: Ministério Público cobra retirada imediata das barracas no Caminho de Moisés
Sistema Socioeducativo de Alagoas recebe 1º ciclo de audiências concentradas de 2026
Inmet alerta para chuvas intensas e ventos fortes em 47 municípios de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
