Achado em caçamba de lixo em SP, vira-lata 'Resgate' ajuda nas buscas em Brumadinho
Cão foi adotado por grupo de voluntários que auxilia nas buscas em Brumadinho. Na quarta-feira, 'Resgate' ajudou bombeiros a achar local onde poderia haver corpos.
Há dois anos, um pequeno vira-lata preto foi encontrado em uma caçamba de lixo em São Paulo e adotado. Rapidamente, os donos perceberam que ele tinha um bom faro, começaram a treiná-lo e deram um nome que diz muito sobre seu talento farejador: Resgate.
Nos últimos dias, Resgate recebeu uma missão: ajudar nas buscas por corpos e sobreviventes em Brumadinho, na Grande Belo Horizonte.
O cachorro atua junto com o grupo de voluntário "Resgate Sem Fronteiras", da qual faz parte seu tutor, Benedito Rodrigues Correa. Na quarta-feira (30), o cachorro ajudou até o Corpo de Bombeiros nas operações.
"Nós demos uma força aqui para os bombeiros, e ele colocou dois pontos para os bombeiros fazerem a retirada de entulho, onde poderia haveria haver corpos", contou Benedito, em entrevista à GloboNews nesta quinta-feira (31).
O dono, que ajudou também nos trabalhos no desastre de Mariana, há três anos, conta que o faro de Resgate ainda não está no máximo de sua capacidade: "80%", diz ele. O treinamento tem ajuda de um policial amigo.
"Tem um policial colega nosso, ele é que treina ele na realidade, eu também faço o treinamento passado por ele (...) para achar corpos", explica.
Além do "Resgate" e outros voluntários, que auxiliam em alguns pontos fora da "zona quente", que apresenta maior risco, há 21 cães atuando junto com o Corpo de Bombeiros nos trabalhos de busca.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os cachorros são "monitorados frequentemente" devido aos riscos para a saúde.
Os animais que são resgatados na lama também recebem tratamento veterinário.
'Resgate' trabalha nos resgates e também faz pose para a câmera em cima do carro — Foto: Mariana Queiroz/GloboNews
Veja também
Últimas notícias
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
São Sebastião realiza 1º Fórum Municipal de Saúde e fortalece participação social nas políticas públicas
Governo doa terreno para construção de 400 casas populares em Murici
Renan Filho deve lançar pré-candidatura ao governo de AL ao lado de Lula
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
