Vídeos mostram momento do rompimento da barragem de Brumadinho
Imagens do circuito interno, obtidas pela Band e pela Globo, retratam o instante que a lama toma a área em que estavam os trabalhadores
Dois vídeos obtidos pela rede de TV Bandeirantes e pela Rede Globo mostram o momento em que rompe a barragem da mineradora Vale em Brumadinho, Minas Gerais, no início da tarde da última sexta-feira (25). Já foram encontrados os corpos de 110 pessoas que morreram, mas as buscas continuam por 238 pessoas que ainda estão desaparecidas, de acordo com o último balanço divulgado pelas autoridades brasileiras na noite da última quinta-feira.
As imagens reveladas pela Band mostram que, no momento em que a lama de rejeitos de minério começa a sair da barragem da Brumadinho, atingindo trabalhadores da empresa ainda estavam no local. Pessoas que dirigiam automóveis na área tentaram deixar o lugar nos veículos, mas foram atingidas pelo mar de lama. Os rejeitos, muito espessos, se moviam muito rapidamente. Um trem usado para mover o minério também é visto ao fundo, em movimento.
Já o vídeo divulgado pela Globo, obtido a partir das câmeras de circuito interno da Vale, mostram uma avalanche de lama que toma conta da Mina do Feijão. É possível ver um grupo de funcionários da mineradora tentando correr, mas são engolidos pela lama. As imagens rapidamente viralizaram nas redes sociais.
O presidente da companhia, Fabio Schvartsman, admitiu nesta quinta-feira que as sirenes, que deveriam alertar às pessoas da área sobre qualquer problema com a estrutura, não funcionou. Segundo ele, elas foram "engolfadas" pela lama.
As causas do rompimento da barragem 1 da Mina do Feijão ainda não foram esclarecidas. Um inquérito policial para investigar o caso foi aberto e cinco pessoas, entre executivos da Vale e engenheiros terceirizados que atestaram a estabilidade da construção, foram presos preventivamente.
Veja também
Últimas notícias
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
OPLIT prende turista por violência e ameaça em hotel na orla de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
