Ações sociais e culturais do Ronda no Bairro movimentam Jacintinho
População foi beneficiada com serviços de saúde, estética, odontológicos, culturais e recreativos
A manhã desta segunda-feira (18) foi diferente para boa parte dos moradores do Jacintinho, um dos bairros mais populosos de Maceió. Isso porque o Ronda no Bairro, programa do Governo de Alagoas, que alia policiamento de proximidade e ações sociais, promoveu uma série de ações culturais e de cidadania na Praça do Mirante, em frente à Casa de Direitos do bairro.
Serviços de saúde, como aferição de pressão e glicose, odontológicos, estéticos como corte de cabelo para homens e mulheres, além de apresentações culturais e atividades recreativas foram proporcionados para os moradores gratuitamente. Ao todo, mais de duzentas pessoas foram beneficiadas.
À frente da equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro, a psicóloga Áurea Vasconcelos explica que este trabalho visa proporcionar qualidade de vida aos moradores.
“Esta ação é resultado da união de dois projetos nossos: o Ronda no Bairro Cultural e o Ronda no Bairro Presente, por isso, proporcionamos à população estes serviços sociais e as atrações culturais visando não só oferecer maior qualidade de vida a estas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, como também ocupar espaços públicos, como é o caso da Praça do Mirante, com qualidade, evitando que estes equipamentos se tornem local de propagação de ações criminosas”, explica a psicóloga.
Policiamento
Há pouco mais de ano atuando no Jacintinho, o Ronda no Bairro já contribui efetivamente para a redução dos índices de violência no bairro, sempre aliando as ações sociais – como aulas de judô, taekwondo, assistência escolar, música, pintura e desenho – com policiamento de proximidade, feito por quase cinquenta agentes de proximidade todos os dias.
“O programa teve início aqui no Jacintinho, sempre aliando o operacional com o social. Felizmente, com isso, conseguimos contribuir ativamente com a redução dos índices de criminalidade como, por exemplo, os assaltos a coletivos. Em novembro do ano passado chegamos a zerar as ocorrências deste tipo no Jacintinho e isso já é uma grande vitória. O policiamento de proximidade tem feito a diferença na vida das pessoas”, conta o capitão Andrade, subcomandante do Ronda no Bairro.
Veja também
Últimas notícias
Maragogi é finalista do Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal 2025
CCJ da Câmara pode analisar cassação de Carla Zambelli nesta terça
'Respeito meus enteados, mas penso diferente', diz Michelle
CPMI prende ex-coordenador do INSS após nove horas de depoimento Fonte: Agência Senado
Mulher é atropelada por carro perto do Marco dos Corais, na orla de Maceió
Polícia Federal mira suspeitos de intimidar testemunhas em investigação de fraudes no INSS
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
