Trânsito

Videomonitoramento será instalado em novos pontos

A SMTT divulgará antecipadamente os dias de início da fiscalização por meio do videmonitoramento em cada novo ponto da capital

Por Ascom SMTT 26/02/2019 14h02
Videomonitoramento será instalado em novos pontos
SMTT inicia instalação de novas câmeras de videomonitoramento nas vias de Maceió - Foto: Ascom SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) segue trabalhando para garantir a segurança viária dos condutores e pedestres que trafegam diariamente pelas ruas de Maceió. Como parte desse processo, o órgão está instalando, em pontos estratégicos da capital, as novas câmeras que vão auxiliar na fiscalização realizada por meio do videomonitoramento.

A SMTT divulgará antecipadamente os dias de início da fiscalização por meio do videmonitoramento em cada novo ponto da capital. As informações serão disponibilizadas por meio do portal da Prefeitura de Maceió, no endereço www.maceio.al.gov.br, e pelas redes sociais do Município.

“Os próximos pontos onde o monitoramento começará a funcionar são localidades problemáticas para o trânsito de Maceió, onde acontecem muitos acidentes e irregularidades. Então nós acreditamos que as câmeras de videomonitoramento irão nos ajudar a coibir essas situações e, por consequência, gerar um tráfego mais tranquilo nas regiões onde as câmeras serão instaladas”, esclarece o gestor da SMTT, Antônio Moura.

O videomonitoramento é utilizado em várias capitais do país e tem como objetivo fiscalizar os diversos tipos de infrações cometidas pelos condutores de veículos e auxiliar na redução do número de acidentes nas vias de Maceió. Confira abaixo os pontos em que estão sendo instaladas as novas câmeras de videomonitoramento.

Parte alta de Maceió

No bairro Tabuleiro do Martins, quatro pontos irão receber os equipamentos de videomonitoramento. O primeiro é o cruzamento Rua Sete de Setembro com a Avenida Durval de Góes Monteiro. O segundo é o cruzamento da Avenida Belmiro Amorim com a Av. Durval de Góes Monteiro, próximo à Garagem da Piedade, na saída do bairro da Santa Lúcia.

O terceiro ponto é o cruzamento da Rua Santa Luzia com a Avenida Durval de Góes Monteiro, próximo aos Correios. Já o quarto ponto que receberá as câmeras de videomonitoramento será o cruzamento em frente ao Home Center Tupan, localizado na Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro do Tabuleiro do Martins. Esta região foi escolhida por ter outras vias paralelas que dão acesso a bairros da cidade.

Na Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, o videomonitoramento será implantado na intersecção do Supermercado Walmart e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Ainda no bairro do Farol, outros pontos que receberão as novas câmeras de videomonitoramento são o cruzamento da Avenida Rotary com a Avenida Fernandes Lima. A outra localidade a receber esta tecnologia é o cruzamento da Rua Desembargador Tenório com a Avenida Fernandes Lima, próximo à Casa das Carnes.

Na parte alta de Maceió, o videomonitoramento também será instalado na rotatória localizada ao lado do Shopping Pátio Maceió. O local foi escolhido devido à grande quantidade de infrações de trânsito e o risco de acidentes registrados pelas equipes da SMTT na região.

Parte baixa de Maceió

Na parte baixa da capital, a Avenida Gustavo Paiva, em Cruz das Almas, está recebendo as novas câmeras de videomonitoramento. Os equipamentos estão sendo implantados nas proximidades de um ponto de ônibus localizado em frente à Loja Leroy Merlin.

Fase de testes

Vale lembrar que, por hora, estes equipamentos ainda estão sendo instalados nos novos pontos. Após a conclusão desta etapa, será iniciada a fase de testes, onde as equipes da SMTT vão avaliar o comportamento dos condutores e fazer um levantamento das principais infrações de trânsito que são cometidas. A Superintendência reforça ainda que os motoristas não serão notificados e nem autuados neste período de testes.

Após a fase de teste, placas indicando que as vias receberão a fiscalização por meio do videomonitoramento serão instaladas pela equipe de Obras Viárias da SMTT. A instalação da sinalização é uma medida educativa e serve para alertar os condutores que o local contará com o tipo de fiscalização.

Através das novas câmeras de videomonitoramento, os agentes de trânsito da SMTT podem, por exemplo, identificar conversões irregulares, ultrapassagem do sinal vermelho, uso do celular ao volante, o estacionamento irregular e a não utilização do cinto de segurança. O órgão municipal de Transportes e Trânsito reforça que só serão autuados pelas câmeras de videomonitoramento os condutores que infringirem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).