Videomonitoramento reduz em 79% número de infrações de trânsito
Fiscalização já contabilizou um total de 273 infrações

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciou, há uma semana, a fiscalização por meio das câmeras de videomonitoramento. O uso desta tecnologia, que tem como objetivo coibir as irregularidades de trânsito e diminuir os acidentes nas vias da capital, registrou uma redução de 79% no número de infrações cometidas pelos condutores.
Nessa primeira semana de operação, a fiscalização por meio do videomonitoramento contabilizou um total de 273 infrações. Desses números, foram 225 ocorrências por conversão irregular, 30 por avanço do sinal vermelho, oito por trafegar na contramão, entre outras irregularidades.
Durante o período de testes, a SMTT monitorou o trânsito no cruzamento da Rua Deputado José Lages com a Rua Manoel Ribeiro da Rocha, na Ponta Verde, para analisar o perfil do condutor e, com isso, investir na abordagem correta para conscientização dos motoristas.
“Na etapa de testes, foi observada uma média diária de 190 infrações de trânsito. Com esta tecnologia efetivamente em operação, constatou-se que o número de ocorrências reduziu para uma média de 39 infrações por dia. Isso mostra a importância desse tipo de fiscalização nas vias de Maceió, pois com ela o condutor se sente monitorado e com isso passa a respeitar as leis de trânsito”, avalia o titular da SMTT, Antônio Moura.
“A chegada dessa nova tecnologia é um marco para a melhoria e o reordenamento do trânsito em Maceió, pois é uma medida educativa que disciplina os condutores infratores que não respeitam as leis de trânsito e que colocam em risco a vida da população”, complementa Moura.
A SMTT continuará investindo em ações de educação direcionadas a condutores e pedestres, a fim de instigar a importância da consciência individual e coletiva no trânsito.
Início do videomonitoramento
Na última segunda-feira (11), teve início a fiscalização por meio de câmeras de videomonitoramento. O primeiro local de Maceió que recebeu este tipo de tecnologia foi o cruzamento da Rua Deputado José Lages com a Rua Manoel Ribeiro da Rocha, no bairro da Ponta Verde.
Utilizado em muitas capitais do Brasil, o videomonitoramento tem como objetivo fiscalizar os diversos tipos de infrações cometidas pelos condutores de veículos e auxiliar na redução do número de acidentes nas vias da capital. Através das câmeras, os agentes de trânsito da SMTT podem, por exemplo, identificar conversões irregulares, ultrapassagem do sinal vermelho, o tráfego pela contramão, entre outras irregularidades.
Veja também
Últimas notícias

Memória e municipalismo: livro sobre a trajetória da AMA será lançado nesta segunda-feira

Evento Outubro Rosa movimenta Igaci com corrida, caminhada e show musical

Vítimas de acidente fatal em Arapiraca são identificadas

Semarh emite alerta para ‘Estado de Atenção’ em Alagoas devido à baixa umidade do ar

Homem com passagem pela Polícia é executado em Rio Largo

Explosão em Olinda-PE destrói oito prédios, deixa dois mortos e nove feridos
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher
