MPE recebe prefeito e secretário para explanarem revitalização no Vergel do Lago
A preocupação dos membros da instituição é voltada para a acomodação e segurança das famílias durante e após a obra
![MPE recebe prefeito e secretário para explanarem revitalização no Vergel do Lago](https://img.7segundos.com.br/lmme-OUgaWaPdaeDqX6O9pbEFhc=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/123312-1_jpg.jpeg)
O procurador-geral de Justiça (PGJ), Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e os promotores de Justiça, Jorge Dória, Fernanda Moreira, Marcus Rômulo (da Fazenda Municipal) e Jomar Amorim (da Promotoria de Urbanismo), receberam, na tarde dessa quarta-feira (20), do prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e do secretário Municipal de Infraestrutura, Mac Lira, explanação sobre o ‘Projeto Villas Mundaú’ que trata da revitalização do bairro do Vergel do Lago, perímetro que compreende toda a Avenida Senador Rui Palmeira, às margens da Lagoa Mundaú, e foi idealizado após ação civil pública ajuizada pela Promotoria da Infância e da Juventude. A preocupação dos membros da instituição é voltada para a acomodação e segurança das famílias durante e após a obra, bem como a aplicação de políticas públicas.
A ação civil pública que culminou na possibilidade de uma sobrevivência mais digna para a população da Favela Sururu de Capote, já começou a ser colocada em prática pela prefeitura de Maceió e surgiu a necessidade de o Ministério Público tomar conhecimento do andamento e da estrutura montada para evitar riscos à população local, já que todas as famílias serão remanejadas.
Para o chefe ministerial, a obra contribuirá com a promoção de cidadania e para assegurar um futuro melhor aos moradores da região.
“A execução do projeto é importante e trará mais dignidade à vida dessas pessoas que estão em condições subumanas. O prefeito e o secretário pormenorizaram o projeto e apresentaram as etapas de execução da obra. O Ministério Público permanecerá em ação de fiscalização e continuará lutando para que políticas públicas cheguem a todo cidadão”, ressalta o procurador-geral.
A promotora de Justiça da Fazenda Pública, Fernanda Moreira, falou com entusiasmo sobre o projeto que nasceu no Ministério Público. “Estou feliz porque o projeto é um anseio, inclusive surgiu da ação civil pública da promotoria da Infância e da Juventude. Podemos enxergá-lo como uma reversão dessa tragédia social. Recebemos o projeto, e inclusive, como colocou o PGJ, é para todos se unirem, colaborarem e acompanharem atentamente a sua execução”, declara a promotora Fernanda.
O titular da Promotoria de Urbanismo, promotor de Justiça Jomar Amorim, entende a iniciativa como importante. “O projeto é de grande valia porque procura contemplar uma área muito carente da grande Maceió e essa é uma oportunidade de as pessoas saírem da condição de vida subumana. Durante a apresentação, nesta tarde, as discussões se voltaram para a segurança das famílias porque é preciso a prefeitura prevê mais do que o previsto. Afinal a prevenção sempre é melhor que remediar. Vimos que o projeto foi muito bem elaborado e, com certeza, trará melhorias fantásticas para um bairro tão carente de políticas públicas como o Vergel do Lago”, enfatiza o promotor Jomar.
O secretário municipal de Infraestrutura, Mac Lira, foi o responsável por toda a apresentação do projeto aos membros do Ministério Público e garantiu que todas as cautelas serão adotadas para que a urbanização seja concluída sem transtornos. “A prefeitura já estão em ação na localidade e, no primeiro momento, estamos com a via sendo fresada. Apresentamos hoje ao Ministério Público o que a prefeitura tem para a solução dos problemas na área, resultado de uma ação civil pública. E entendemos que o papel do Ministério Público é fundamental na construção das pontes com a sociedade. Com esse projeto, resgataremos a dignidade de uma parte da população de Maceió há muito esquecida”, declara Mac Lira.
A obra
A obra é consequência de ação ajuizada pela promotora Alexsandra Beurlen, da Infância e da Juventude, em 2008. Ela inclui a construção de moradias e da via, além de escolas, creche, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), posto de saúde, depuradora de sururu, quadra de esportes e equipamentos de lazer está orçada em R$ 142 milhões, oriundos do Programa Minha Casa, Minha Vida, e a previsão é de que seja concluída em 18 meses.
Com o projeto ‘Villas Mundaú’ executado, haverá uma inversão na visualização da paisagem da região. Os novos imóveis não serão mais construídos à beira da Lagoa, mas justamente no espaço da Avenida Senador Rui Palmeira. A via , por sua vez, será deslocada e passará por onde estão atualmente os barracos de lona.
Veja também
Últimas notícias
![Prefeitura de Matriz de Camaragibe divulga programação do Carnaval do Jacaré](https://img.7segundos.com.br/iWz84F0nNEr2z1V_O7MeJMntRJM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-21-at-090209.jpeg)
Prefeitura de Matriz de Camaragibe divulga programação do Carnaval do Jacaré
![Cerca de 400 pessoas são esperadas para a edição 2025 do Frevo da Carrocinha](https://img.7segundos.com.br/xaF-EN6iuKkiezk10VX7OHi-cEI=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-21-at-093141.jpeg)
Cerca de 400 pessoas são esperadas para a edição 2025 do Frevo da Carrocinha
![Marisqueiras afetadas por crime da Braskem pedem apoio do governo](https://img.7segundos.com.br/Ntb8oeWFm_MMG2xUqh46URZ6jj4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/imagem-do-whatsapp-de-2023-12-01-as-164633-74a66f98.webp)
Marisqueiras afetadas por crime da Braskem pedem apoio do governo
![Neto, que matou a própria avó em São Miguel dos Campos, é condenado a 37 anos de prisão](https://img.7segundos.com.br/YFcOKYhVOttaKRFfAxk6z0H-IuU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/98113-e2222034f112891b07c1ca45b9195be0_jpg.jpeg)
Neto, que matou a própria avó em São Miguel dos Campos, é condenado a 37 anos de prisão
![Deputado protocola projeto de lei que proíbe nudez e atos impróprios em instituições de ensino de AL](https://img.7segundos.com.br/UXSXoR1HHNlYmZLQ1oO18r6W7Jo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-21-at-084114.jpeg)
Deputado protocola projeto de lei que proíbe nudez e atos impróprios em instituições de ensino de AL
![Delegacia móvel vai reforçar a segurança durante o período carnavalesco em Maceió](https://img.7segundos.com.br/nlFHX-uN-CiYO4dp28r8sUDwzTQ=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-21-at-084600-1.jpeg)
Delegacia móvel vai reforçar a segurança durante o período carnavalesco em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)