2019: Rui Palmeira promete obras na parte alta de Maceió e revitalização no Centro
Chefe do executivo disse que graças a um financiamento dará inícios as obras ainda no começo do ano que vem
Na tarde desta quinta-feira (27), o Prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), anunciou que irá realizar no início de 2019 obras de esgotamento e pavimentação, na região Norte e na parte alta da capital. O gestor contou a novidade durante uma entrevista para uma emissora de TV local.
Segundo o chefe do Executivo, a Prefeitura conseguiu financiamento junto com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O valor do empréstimo foi de 70 milhões de dólares, o que soma 270 milhões em reais.
Rui Palmeira informou que em janeiro as licitações serão publicadas e que metade do repasse será feito em meados do mês de março.
Entre as obras prometidas, drenagem, pavimentação, esgotamento e iluminação. O prefeito deixou claro a intenção de melhorar a vida dos moradores da parte alta de Maceió. “Vamos mudar a cara dessas regiões e entregar a população um bom lugar para se viver”, disse Rui Palmeira.
Feirantes X Prefeitura
Entre outros assuntos tratados na entrevista, Rui falou sobre o futuro do Centro de Maceió. Ele criticou os atos de destruição provocados por ambulantes, a população e até lojistas que segundo o gestor causam avarias na infraestrutura do comércio da cidade. Ele disse que a Prefeitura já tem feito intervenções estruturais no local, mas os próprios lojistas acabam danificando todos os reparos feitos. “Não adianta fazer as obras e a própria população acabar com aquilo. Por isso peço para quem presenciar atos de destruição no Centro, que denunciem, para que dessa forma possamos coibir”, declarou.
Além disso, o prefeito garantiu que em 2019 uma revitalização será feita no Centro e que os feirantes que vivem um impasse contra a Prefeitura serão deslocados para pontos que estão sendo preparados para recebê-los. Um desses locais é o Parque Rio Branco, que fica na região.
O gestor garantiu que novas barracas serão implantadas para a comodidade dos ambulantes. Ele disse ainda que outro ponto para as vendas dos feirantes será em um novo Shopping Popular, que será construído e na praça Palmares. Todos os investimentos são para o início de 2019.
Cancelas no Centro serão implantadas em 2019, segundo o prefeito. Para o gestor não há outra alternativa a não ser essa para coibir determinados danos ao patrimônio.
Bairro Rachado
Perguntado sobre a situação dos moradores do bairro do Pinheiro, que sofrem desde o início de 2018 com rachaduras nas residências e em toda a região, Rui Palmeira afirmou que ainda não se tem um resultado sobre o que teria causado esses fenômenos estruturais.
O prefeito de Maceió revelou que em janeiro uma nova equipe de pesquisadores e estudiosos estarão na capital alagoana para realizar novas pesquisas. A previsão é que em março seja divulgado um diagnóstico desse caso. Palmeira ainda criticou as fake news que têm circulado sobre possíveis resultados das pesquisas feitas durante todo o ano no bairro. “Não temos ainda um diagnóstico das pesquisas, mas me comprometo com a população do bairro, que ainda no início de 2019 os resultados do que teria causado essa situação preocupanteseja revelado e divulgado em toda a imprensa”, declarou o gestor.
De acordo com o prefeito, um apoio financeiro já está sendo preparado para ser entregue aos moradores do Pinheiro.
Línguas sujas
Cinco novas estações de bombeamento serão implantadas na orla de Maceió. O prefeito garantiu que fará o investimento, mas que é preciso ter a compreensão da população. Ele disse que o problema das línguas sujas são o saneamento antigo dos bairros da orla.
Segundo o chefe do executivo, em dias secos, as cinco estações de bombeamentos já existentes conseguem trabalhar sem nenhum problema, e realizar toda a limpeza. Mas em dias chuvosos, é impossível as máquinas terem esse tipo de agilidade.
Por isso, Rui passou a responsabilidade para o Governo do Estado e a Casal, pois, segundo Pameira, é preciso mudar o saneamento do bairro, que tem mais de 40 anos.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
