Vereadores encerram apreciação de vetos a emendas da LOA e destrancam pauta na Câmara
Foram dois dias de votação em um esforço concentrado para que Projetos de Lei, requerimentos e indicações voltem a ser discutidos em Plenário

Os últimos 33 dos 94 vetos do Executivo a emendas feitas pelos vereadores à Lei Orçamentária Anual (LOA) deste ano foram apreciados e mantidos na sessão ordinária desta quarta-feira (20), na Câmara Municipal de Maceió, em Jaraguá. Agora, os parlamentares analisaram os vetos a emendas de remanejamento, já que na última terça-feira (19), a Casa havia derrubado os de 61 emendas impositivas, após acordo entre Legislativo e Executivo. Todos agora seguem para sanção do prefeito Rui Palmeira (PSDB).
Com a apreciação de todos os vetos, a pauta de votação de projetos, indicações e requerimentos foi destrancada e a Câmara volta a ter sua rotina de trabalhos normalizada. As emendas de remanejamento são aquelas que em que o parlamentar tirar recurso de um órgão e sugere que o montante seja empregado para outra secretaria.
“Encerramos nesta quarta-feira a apreciação dos vetos às emendas feitas à LOA após um esforço conjunto e de entendimento entre bancada do governo, hoje liderada pelo vereador Samyr Malta (PTC), e a oposição. Graças à sensibilidade do prefeito Rui Palmeira e a articulação feita por esta Casa, conseguimos manter os recursos que destinamos, nas emendas impositivas às diversas áreas como Saúde, Educação, Infraestrutura, Esporte e Cultura, entre outras. Infelizmente, houve um equívoco da Procuradoria Geral do Município (PGM) que orientou o Executivo para vetá-las, mas conseguimos reverter a situação e garantir que a população de Maceió seja beneficiada, mais uma vez. Destaco novamente o bom relacionamento, com independência entre os Poderes, que tem pautado nossas ações”, declarou o presidente da Câmara, Kelmann Vieira (PSDB).
COMISSÕES
Na sessão desta quarta-feira, Kelmann Vieira também informou que a edição eletrônica do Diário Oficial do Município desta quinta-feira (21) trará a composição das 17 Comissões Permanentes da Câmara para o biênio 2019/2020. As comissões são órgãos técnicos responsáveis por promover estudos, cabendo-lhes, em razão da matéria de sua competência apresentar proposições à Câmara Municipal; discutir e emitir parecer, através dos votos da maioria dos membros, às proposições a eles submetidas; realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil; receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos e omissões das autoridades públicas e colher depoimentos de qualquer autoridade ou cidadão, entre outras funções.
Veja também
Últimas notícias

Plano de Israel para Gaza pode gerar “nova calamidade”, alerta ONU

Relator do Orçamento quer flexibilizar arcabouço fiscal de Haddad

Médico avalia quadro de saúde de Faustão após novos transplantes

Adolescente é salvo pelo primo após se engasgar com achocolatado em Fortaleza

PF recebe 2 mil produtos irregulares apreendidos em operação contra cigarros eletrônicos

Mega-Sena sem ganhadores e próximo sorteio estimado em R$ 40 milhões
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
