Último dia do verão foi um dos mais quentes em Maceió em dez anos
Capital teve registro de temperatura em 36.3° e sensação térmica ultrapassando os 40° C
O último dia do verão em Maceió, nessa quarta-feira (20), foi um dos mais quentes da última década. A constatação ocorreu por meio do monitoramento do tempo e clima na Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que registrou 36.3° C na capital alagoana. A sensação térmica ultrapassou os 40° C.
O coordenador da Sala de Alerta da Semarh, o meteorologista Vinícius Pinho, relembra que em 4 de janeiro de 2016, também houve registros de 36.3° C de temperatura em Maceió. “Foram os dois dias mais quentes na capital na última década”, complementa.
E quem sentiu na pele o calor cobra algumas explicações sobre os motivos que elevou a temperatura em Maceió. O meteorologista Vinícius Pinho explica, com base na compilação de dados realizada pela Sala de Alerta, que Alagoas ainda está sob a influência de uma massa de ar seco e quente.
“Ao observar as imagens de satélite, percebe-se que não tem nebulosidades próximas do Estado. Ou seja, nestes dias quentes, podemos ver que não tem nuvens no céu, demonstrando um tempo aberto e com sol. Não tem nebulosidade, umidade baixíssima, com isso a incidência de radiação solar é muito intensa, contribuindo assim para o aumento da temperatura no último dia 20 de março de 2019”, detalha o meteorologista.
Vinícius Pinho destacou ainda que a tendência é que, neste início de outono, as temperaturas podem cair gradativamente até chegar o período da quadra chuvosa, prevista para a segunda quinzena de abril. No entanto, nesta quinta-feira (21), por exemplo, os termômetros podem marcar 35° C.
Veja também
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
