[Vídeo] Simulado de evacuação treina colaboradores e pacientes na UPA Trapiche
Unidade foi dividida em duas partes, com pontos de fuga e concentração diferentes
Cerca de 100 pessoas, entre colaboradores, pacientes, técnicos e agentes públicos, participaram, na manhã desta sexta-feira (26), do simulado de evacuação na Upa Trapiche.
O plano foi elaborado para simular a saída segura de dois grupos de pessoas, por dois ambientes opostos, e a unidade foi dividida em duas partes, com pontos de fuga e concentração diferentes.
“A gente não podia ter o encontro de pessoas no corredor. Por isso fizemos o plano em sentido opostos”, revelou Douglas Teixeira, técnico de segurança no trabalho da Upa Trapiche. O plano fez parte da “Semana da Segurança do Paciente”, que exercitou a filosofia do treinamento contínuo, desenvolvido pela administração do Instituto Saúde e Cidadania, organização que dirige a unidade.
Considerando o pensamento de Henry Ford, “Só há uma coisa pior do que formar colaboradores e eles partirem. É não formá-los e eles permanecerem”. A semana da segurança do paciente ratificou o conceito das metas internacionais, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (0MS) e preconizadas pela Joint Commission International (JCI): “Identificação Segura do Paciente”, “Comunicação Efetiva”, “Melhora da Segurança dos Medicamentos de Alta Vigilância”, “Redução do risco de infecções Associadas aos cuidados em Saúde” e “Prevenção de Danos Decorrentes de Quedas”.
Queremos com isso ter uma referência de excelência dentro da unidade, desenvolvendo conceitos internacionais que possam consolidar nossa atenção aos pacientes, disse Mariana Fragoso, Diretora Geral da UPA Trapiche.
Na avaliação da Diretora Técnica, o simulado tentou aproximar a situação da realidade e isso afasta a possibilidade de acontecimentos reais que geram tanto arrependimento e perdas. “Trabalhamos salvando vidas e esse treinamento aumentou nosso conhecimento e sensibilização para o valor humano”, concluiu Sandra Gico.
Veja também
Últimas notícias
Em Maceió, Deive Leonardo mobiliza seguidores para ajudar casal que perdeu cozinha em incêndio
Homem é preso em Arapiraca por tráfico de drogas no bairro Canafístula
Homem morre após ser baleado em frente à usina no município de Rio Largo
Advogada diz que Maria Daniela e família temem pela vida e estão com medo
Renan Filho promete construir UPA de Feira Grande se voltar ao Governo
Caiado ironiza Flávio por carta de Bolsonaro: 'Liderança não se herda'
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
