[Vídeo] Simulado de evacuação treina colaboradores e pacientes na UPA Trapiche
Unidade foi dividida em duas partes, com pontos de fuga e concentração diferentes
Cerca de 100 pessoas, entre colaboradores, pacientes, técnicos e agentes públicos, participaram, na manhã desta sexta-feira (26), do simulado de evacuação na Upa Trapiche.
O plano foi elaborado para simular a saída segura de dois grupos de pessoas, por dois ambientes opostos, e a unidade foi dividida em duas partes, com pontos de fuga e concentração diferentes.
“A gente não podia ter o encontro de pessoas no corredor. Por isso fizemos o plano em sentido opostos”, revelou Douglas Teixeira, técnico de segurança no trabalho da Upa Trapiche. O plano fez parte da “Semana da Segurança do Paciente”, que exercitou a filosofia do treinamento contínuo, desenvolvido pela administração do Instituto Saúde e Cidadania, organização que dirige a unidade.
Considerando o pensamento de Henry Ford, “Só há uma coisa pior do que formar colaboradores e eles partirem. É não formá-los e eles permanecerem”. A semana da segurança do paciente ratificou o conceito das metas internacionais, estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (0MS) e preconizadas pela Joint Commission International (JCI): “Identificação Segura do Paciente”, “Comunicação Efetiva”, “Melhora da Segurança dos Medicamentos de Alta Vigilância”, “Redução do risco de infecções Associadas aos cuidados em Saúde” e “Prevenção de Danos Decorrentes de Quedas”.
Queremos com isso ter uma referência de excelência dentro da unidade, desenvolvendo conceitos internacionais que possam consolidar nossa atenção aos pacientes, disse Mariana Fragoso, Diretora Geral da UPA Trapiche.
Na avaliação da Diretora Técnica, o simulado tentou aproximar a situação da realidade e isso afasta a possibilidade de acontecimentos reais que geram tanto arrependimento e perdas. “Trabalhamos salvando vidas e esse treinamento aumentou nosso conhecimento e sensibilização para o valor humano”, concluiu Sandra Gico.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
