Saúde reprodutiva: vem aí a pílula anticoncepcional masculina
Medicamento mistura hormônios com o objetivo de diminuir a produção de espermatozoides sem afetar o desejo sexual
Uma pílula contraceptivamasculina está em fase de testes. O medicamento é composto por testosterona modificada que combina um hormônio masculino, o androgênio, e a progesterona. O comprimido promete reduzir a produção de espermatozoides sem prejudicar substancialmente a libido. Mas, até que seja comercializado, será preciso esperar pelo menos uns 10 anos.
Os resultados da primeira fase de estudos foram apresentados nesta terça-feira (26), no encontro anual da Sociedade de Endocrinologia, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, de acordo com informações divulgadas pela agência pública de notícias alemã Deutsche Welle. O contraceptivo oral masculino chama-se 11-beta-MNTDC e foi testado em 40 homens.
Do total de participantes da pesquisa, 14 receberam doses de 200 miligramas, e 16 receberam doses de 400 miligramas. Outros 10 receberam uma cápsula placebo. Todos os participantes ingeriram as cápsulas uma vez por dia, ao longo de 28 dias. Após esse período, os homens que tomaram o contraceptivo mostraram queda no nível de testosterona – hormônio ligado à fertilidade, à formação de músculos e ao desejo sexual. Alguns participantes relataram casos de fadiga, acne e dores de cabeça, mas não foram reportados efeitos colaterais mais sérios.
A partir desses resultados iniciais do 11-beta-MNTDC, os pesquisadores agora irão realizar testes por períodos mais longos, de 60 e 90 dias. A ideia é verificar como isso afetará a produção de esperma. Se o medicamento repetir os bons resultados desta primeira fase, ele será testado em grupos maiores e, posteriormente, em casais sexualmente ativos.
A pesquisadora Stephanie Page, da Escola de Medicina da Universidade de Washington, afirmou que, de acordo pesquisas já realizadas, cerca de 55% dos homens em relacionamentos estáveis estão abertos a tentar métodos contraceptivos hormonais caso seus efeitos sejam reversíveis.
Veja também
Últimas notícias
Prefeito Luciano Barbosa é homenageado pela ABBCJ-AL
Jovem fica ferido em acidente de moto no município de Maragogi
Brasil demonstra cautela diante do convite de Trump para integrar o Conselho de Paz de Gaza
Arapiraca abre Carnaval com 'Escolha do Rei, Rainha' e do melhor 'Estandarte do Folia' nesta sexta
'Nunca falei com eles', Trump critica ONU em lançamento do Conselho de Paz
Oscar 2026 anuncia indicados nesta quinta-feira; Brasil tem boas chances em 9 categorias
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
