Programa Vida Nova nas Grotas avança em mais 28 comunidades de Maceió
Ações desenvolvidas beneficiam 48 grotas na capital

O programa Vida Nova nas Grotas segue levando mais dignidade e mobilidade urbana à população residente em áreas com infraestrutura precária em Maceió. Dois anos depois do lançamento do programa e já tendo concluído os serviços de construção de escadarias, pontilhões e passeios em 20 grotas da capital, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), agora executa os serviços mais 28 comunidades.
De acordo com Alcides Tenório, secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, desde 2016 o Vida Nova nas Grotas beneficia áreas anteriormente esquecidas pelo poder público, tornando mais dignas as condições de moradia nesses locais por meio de obras de engenharia e de práticas que incentivam o desenvolvimento social.
“Já inauguramos 20 das 48 grotas contempladas com as obras do programa até o momento. O Vida Nova nas grotas é de grande importância para a capital alagoana, tendo em vista que quase um terço da população maceioense é composta por moradores de grotas. O programa contempla as comunidades por meio de obras que garantem mobilidade urbana, oferecendo qualidade de vida a essa população. que é muito necessitada de todos os tipos de serviços, não só os de infraestrutura. Por isso, hoje, o programa oferece palestras, oficinas e serviços para os moradores, a fim de promover o desenvolvimento social dentro das comunidades”, salientou o secretário.
Dentre as 28 comunidades atendidas atualmente, as grotas de Ipioca, Antares, do Padre, Triunfo, Eldorado e Poço Azul são as que estão em estágio mais avançado e contam com a construção de canaletas, passeios, pontilhões, instalação de corrimões, meio-fio e equipamentos públicos de convívio social e/ou de esporte e lazer. Além desses equipamentos, estão sendo construídos ainda muros de arrimo, garantindo mais segurança aos moradores.
“As obras, em 80% das comunidades com serviços em andamento, estão previstas para serem concluídas até o final do ano. As grotas de Ipioca e Antares estão prontas para serem inauguradas. Já a Grota do Padre tem previsão para conclusão nos próximos 15 dias e as grotas Poço Azul, Eldorado e Triunfo, em até 60 dias”, completou Alcides.
O programa
Intitulado Pequenas Obras Grandes Mudanças, o programa foi criado em 2016 e buscava proporcionar melhorias em mobilidade urbana para os 300 mil moradores das grotas de Maceió, por meio de obras estruturantes com a construção de escadarias drenantes, pontilhões, passeios e a instalação de corrimões nas comunidades. O programa cresceu, ganhou destaque e mudou seu nome para Vida Nova nas Grotas. Executado em conjunto por diversas secretarias e órgãos do Governo de Alagoas, o programa se tornou referência por ser o primeiro do Nordeste a estabelecer parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Essa parceria deu novos horizontes ao programa, ampliando seu leque de ações com a implementação de projetos que promovem inclusão social e produtiva, oferecendo palestras, serviços e oficinas aos moradores das grotas.
Veja também
Últimas notícias

Últimos dias de inscrição para os cursos online e gratuitos em acessibilidade audiovisual

Bolsonaro põe tornozeleira, nega fuga e diz sofrer 'suprema humilhação'

Idealizada por Marina Candia, exposição celebra mulheres históricas de Alagoas por meio da moda

Moradores do Planalto II denunciam queima frequente de pneus em terreno baldio de Arapiraca

Flagra em show do Coldplay: o que diz a CLT sobre traição no trabalho?

Cientistas descobrem como transformar solo lunar em fonte de vida e energia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
