Operação Rede Limpa: ação vai vistoriar bares e restaurantes
Atividade começa nesta terça-feira (23), às 9h, na Jatiúca, e terá caráter educativo

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) iniciam nesta terça-feira (23), às 9h, uma vistoria em bares e restaurantes. A ação é uma segunda etapa da Operação Rede Limpa e visa conscientizar os empresários sobre as adequações necessárias nas caixas de gordura dos estabelecimentos.
Inicialmente, o trabalho será concentrado no bairro da Jatiúca, entre as Avenidas Álvaro Calheiros e Dr. Antônio Gomes de Barros, ponto de grande concentração de empresas de alimentação e, por consequência, onde há prejuízos na rede de esgoto da Casal, uma vez que a gordura em excesso é a grande vilã para obstruções nas tubulações.
As equipes irão percorrer os empreendimentos verificando três situações: se existe ou não a presença da caixa de gordura, se há o dimensionamento adequado para quantidade de refeições servidas e se a limpeza está sendo realizada no tempo correto.
A ação será educativa e prevê a vistoria de aproximadamente 180 estabelecimentos comerciais. Em casos de irregularidade, os proprietários serão notificados para efetuarem as intervenções necessárias.
A gestora da Sedet, Rosa Tenório, destaca a importância da ação conjunta com a Casal. “É uma parceria que traz benefícios para todos. Na semana passada, nossos fiscais ambientais participaram de um treinamento teórico e prático sobre a regularização nas caixas de gordura. As equipes vão trabalhar integradas nesta operação”, explica.
O presidente da Casal, Clécio Falcão, destaca a importância da ação para o bom funcionamento das redes coletoras e para evitar entupimento e transbordo de esgoto nas ruas. “Por essa razão, este ano já enviamos 21 mil correspondências a condomínios residenciais e 230 a bares e restaurantes da região explicando a necessidade de adequar a caixa de gordura. É uma ação preventiva e que traz benefícios para a sociedade e para o meio ambiente”, explicou Clécio Falcão.
O Código de Meio Ambiente de Maceió proíbe o lançamento de gordura na rede coletora de esgoto ou de drenagem, já que o resíduo é um dos principais causadores de obstrução nessas tubulações. “Se a caixa de gordura não estiver funcionando, ela vai direto para rede de esgoto, formando uma cola na parede da tubulação, impedindo o fluxo do efluente e causando extravasamentos que correm pela linha d’água, seguindo para a rede de drenagem e desaguando na praia”, explica o assessor técnico da Sedet, Leonardo Novaes.
Rede Limpa
A Operação Rede Limpa foi lançada em janeiro deste ano, como uma parceria inédita entre Prefeitura e Casal. Na primeira etapa das ações, o foco foi coibir intervenções nas redes de drenagem e de esgotamento sanitário, combatendo ligações clandestinas nas redes que deságuam na praia.
Foram coletadas 18 toneladas de resíduos, recolhidos de limpeza de caixas de passagem e de gordura, de galerias de esgoto e pluviais e de bocas de lobo. A operação também resultou em oito autuações e notificações por infrações e crimes ambientais em Maceió.
Veja também
Últimas notícias

Israel mantém ofensiva em Gaza, mesmo após apelo de Trump

Cientistas descobrem nova espécie de mamífero após anos de estudo no Peru

Drones russos atacam estação de trem na Ucrânia e deixam 30 feridos
![[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió](https://img.7segundos.com.br/jcRIOyuRra5T-BUyvkcDlWw4t5M=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-10-04-at-105234.jpeg)
[Vídeo] Acidente na Chã de Bebedouro deixa condutor ferido em Maceió

Metanol: governo compra novo antídoto do Japão para tratar intoxicação

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
