Empresa realiza mais de 7 mil testes para verificar qualidade da água em Arapiraca
Em fevereiro, foram mais de 8 mil análises.
Para acompanhar a qualidade da água que chega nas torneiras de dez municípios do agreste alagoano, no último mês de março, a Agreste Saneamento superou a marca de 7.400 análises realizadas na Estação de Tratamento de Água de Arapiraca, monitorando além de aspectos microbiológicos, características como turbidez, temperatura, cor, pH e cloro residual livre. Em fevereiro, foram mais de 8.000 análises.
Seguindo as normas exigidas pelo Ministério da Saúde, de acordo com Mikael Vasconcelos, supervisor operacional da Agreste Saneamento, a cada duas horas são realizadas avaliações que permitem acompanhar os padrões de qualidade da água, monitorando os parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água destinada ao abastecimento público, desde seu estado natural, água bruta, até a distribuição para consumo.
“Quando abrimos a torneira em casa e utilizamos milhares de litros de água por dia não imaginamos a complexidade do processo e os cuidados necessários. São diversas etapas de tratamento até garantir um produto final de qualidade à população. A água é levada por dutos até a Estação de Tratamento, é lá que o processo é iniciado e a cada duas horas, realizamos testes de qualidade para acompanhar a eficácia do tratamento da água, com coleta e análise, avaliando, por exemplo, a temperatura, cor, turbidez e o pH da água”, explica.
No Brasil, quem determina o padrão de qualidade da água é o Ministério da Saúde. Atendidas as exigências da Portaria de Consolidação N° 5 de 2017, anexo XX, do Ministério da Saúde, bem como aos normativos da Vigilância Sanitária do Município, o consumidor pode contar, com confiança, com água de qualidade, acessível e fornecida pela rede pública de abastecimento.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
