Vida Nova nas Grotas vai reformar mais de 270 casas em Maceió
A previsão é que em 2019 mais de 1.000 famílias sejam beneficiadas pelo Programa
A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) iniciou na última terça-feira (23) um novo levantamento técnico nas casas dos moradores da Grota da Bananeira, com o objetivo de selecionar residências em maior estado de vulnerabilidade para realizar, posteriormente, pequenas reformas nas habitações. As próximas grotas que irão receber o levantamento serão o Grutão e Canaã.
As melhorias habitacionais fazem parte do Programa Vida Nova nas Grotas, desenvolvido pelo Governo de Alagoas em parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat), e visa realizar pequenos reparos de até R$ 6,5 mil nas casas avaliadas. Reparos na cobertura, banheiro, cozinha, revestimento e piso são os principais serviços realizados.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Mauricio Quintella, a previsão é de que mais de 270 casas sejam visitadas pela equipe social da Seinfra e, posteriormente, pelos arquitetos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL).“A Grota da Bananeira é a primeira a receber a equipe de arquitetos credenciados pelo Conselho. A parceria com o CAU nos permitirá mais agilidade no levantamento das casas, garantindo um maior número de famílias beneficiadas num curto espaço de tempo”, explica Maurício Quintella.
Para essas novas grotas contempladas a Seinfra firmou uma parceria no final de 2018 com o CAU, reforçando o corpo técnico da secretaria, dando maior celeridade ao levantamento e aperfeiçoando a metodologia utilizada.
“A cooperação com o Governo de Alagoas e o ONU-Habitat é um passo fundamental para garantir o comprometimento do Conselho em atuar com assistência técnica no Estado, consolidando o que foi previsto no seu planejamento estratégico anual e ainda permitindo que uma arquitetura de qualidade seja acessível para todos”, destacou Heitor Maia, diretor do CAU-AL.
Dona Quitéria, moradora da Grota da Bananeira há 30 anos, conta que as melhorias do Projeto Vida Nova nas Grotas já beneficiaram a comunidade com as obras de mobilidade realizadas pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).
“Quando eu cheguei aqui era tudo no barro, a gente deslizava, não podia andar com carrinho de mão, mas agora melhorou muito, toda a equipe está de parabéns”. Agora, a expectativa de Quitéria é para as reformas que as moradias irão receber nessa nova etapa do projeto.
A previsão é que em 2019 mais de 1.000 famílias sejam beneficiadas com as melhorias habitacionais do Programa.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
