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Alagoas Previdência inicia recadastramento biométrico dos aposentados

Até o dia 10 de maio, o agendamento está aberto para os aposentados com nome iniciado pela letra A

Por Agência Alagoas 30/04/2019 08h08
 Alagoas Previdência inicia recadastramento biométrico dos aposentados
Uma vez agendado, o aposentado irá comparecer à Alagoas Previdência para a captura de fotografia, coleta biométrica e apresentar a documentação necessária - Foto: Lílian Tourinho

A Alagoas Previdência reiniciou, nesta segunda-feira (29), o Recadastramento Biométrico. Desta vez, está sendo feita a fase dos aposentados vinculados à Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas (RPPS-AL).

Um dos primeiros a chegar para fazer o recadastramento, Alex Eduardo Pereira Lima, reformado da Polícia Militar de Alagoas, relatou que fez o agendamento e que não teve dificuldade. “O processo do recadastramento é importante, porque deixa a gente com a segurança que tudo vai ocorrer licitamente e a certeza que todos estarão devidamente cadastrados para que no futuro haja um controle melhor das aposentadorias”, disse Alex Eduardo.

Para o presidente da Alagoas Previdência, Roberto Moisés, é necessário que os beneficiários fiquem atentos ao calendário do agendamento, para que tudo ocorra de forma organizada e cômoda. “A nossa equipe está pronta para atender da melhor forma possível o nosso aposentado”, afirmou Roberto Moisés.

Para fazer o recadastramento, com base no Decreto 65.290, de 17 de abril de 2019, basta acessar o site, clicar no item Recadastramento 2019 e efetuar o agendamento, condição obrigatória para o processo. Para isso, o beneficiário seguirá a seguinte ordem alfabética:

Aposentados com nomes iniciados com a letra A deverão agendar seu atendimento no período de 29 de abril a 10 de maio de 2019;

Letras B, C e D, agendamento para o período de 13 a 27 de maio;

Letra E para o período de 28 de maio a 7 de junho;

Letras F, G, H e I para o período de 10 a 27 de junho;

Letra J para o período de 28 de junho a 19 de julho;

Letras K e L para o período de 23 a 31 de julho;

Letra M para o período de 1º de agosto a 18 de setembro;

Letras N, O, P e Q para o período de 19 de setembro a 3 de outubro;

Letras R e S para o período de 4 a 16 de outubro;

Letras T, U, V, W, X, Y e Z para o período de 17 a 31 de outubro.

Uma vez agendado, o aposentado irá comparecer à Alagoas Previdência para a captura de fotografia, coleta biométrica e apresentar a seguinte documentação: 

Documento de identificação com foto, como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), carteira profissional de entidade de classe ou passaporte;

Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Comprovante de residência recente emitido em até três meses;

Certidão de casamento ou certidão de nascimento;

Programa de Integração Social (PIS), Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e Número de Identificação do Trabalhador (NIT);

Título de eleitor ou certidão de quitação eleitoral, sendo facultado para os analfabetos e maiores de 70 anos;

Contracheque atualizado nos últimos dois meses;

Ato de concessão de aposentadoria.

Para os casos de aposentadoria por invalidez, além dos documentos citados acima, é necessário apresentar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e o comprovante de invalidez. Nesses casos, a conclusão do recadastramento ficará condicionada à realização de perícia que deverá ser agendada pelo beneficiário de acordo com o calendário disponibilizado pela Alagoas Previdência, durante a apresentação da documentação obrigatória.

Os aposentados impossibilitados de locomoção deverão apresentar atestado médico. Para os casos de recadastramento por procuração, o instrumento procuratório apresentado deverá ser específico para o processo e não poderá ser datado por período superior a três meses anteriores à data de sua apresentação.

A próxima etapa será em novembro, quando a Alagoas Previdência fará o recadastramento biométrico dos pensionistas na qualidade de filho. Segundo a autarquia, o recadastramento é um ato contínuo. Depois de concluir todas as etapas, os beneficiários terão que fazer a prova de vida todos os anos na sede da Alagoas Previdência, no mês do seu aniversário. A autarquia pretende manter um sistema de cadastro de aposentados atualizado e eficiente. 

A meta é fiscalizar e controlar a despesa com pessoal, em respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal, considerando as atribuições estabelecidas nos artigos 3° e 4° da Lei Estadual n° 7.751/2015, que dispõe sobre a reestruturação da autarquia e atribui-lhe a competência da gestão dos fundos de natureza previdenciária dos poderes e órgãos integrantes do RPPS-AL.

Faça o agendamento e compareça, na data e hora marcadas, à Alagoas Previdência, situada na Avenida da Paz, 1864, no térreo do Empresarial Terra Brasilis. O recadastramento é obrigatório e a não efetivação implicará na suspensão do benefício. Para mais informações: (82) 3315-5717 / 3315-5721.