Defensoria Pública e MPE pedem a suspensão das atividades de mineração da Braskem
Para os defensores e promotores públicos, não é possível permanecer ao alvitre da empresa a decisão de operar

A Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público do Estado de Alagoas oficiaram, nesta quarta-feira, 10, o Governador do Estado, Renan Filho, pedindo que o gestor estadual determine a suspensão da eficácia da Licença Ambiental de Operação, concedida pelo Instituto de Meio Ambiente Alagoano à empresa Braskem, referente aos poços 32,33,34 e 35 de extração da Sal-gema, ainda em funcionamento, e de outros que estejam em atividade na área lagunar, no Pinheiro, Mutange e Bebedouro.
O documento solicita que a paralisação das atividades de mineração da empresa seja acompanhada, planejada e orientada pela Agência Nacional de Mineração (ANM), pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e CPRM – Serviços Geológicos do Brasil, a fim de garantir a segurança do procedimento.
Para os defensores e promotores públicos, não é possível permanecer ao alvitre da empresa a decisão de operar, ou não, ações de mineração em solo tão instável. “Especialmente devido às constatações do relatório em evidência, aos últimos acontecimentos geológicos e ao altíssimo índice demográfico no aludido bairro”, informaram.
“Inolvidável a importância econômica da empresa Braskem para Alagoas, contudo o maior patrimônio que o Estado dispõe é seu povo, o qual não pode ser tratado como mero detalhe neste cenário”, ressaltaram.
O ofício foi assinado pelo defensor público-geral do Estado, Ricardo Antunes Melro; o procurador-geral do Estado, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, os promotores públicos José Antônio M. Marques, Max Martins de O. e Silva, Adriano Jorge Correia de Barros Lima, Jorge José Tavares Dória, Jomar de Amorim Moreais e os defensores públicos Carlos Eduardo de Paula Monteiro e Fernando Rebouças de Oliveira.
Veja também
Últimas notícias

Idoso diabético com histórico de amputações necessita de doações de sangue urgente

Humanização e direitos das pessoas com autismo são discutidos durante evento em São Sebastião

Socioeducando foge da Unidade de Internação de Menores, em Pilar

Polícia Civil prende suspeito de homicídio ocorrido no bairro Cidade Universitária

Prefeitura de Penedo usa audiovisual e teatro para conscientizar estudantes sobre o sarampo

Prefeitura de Penedo investe na qualificação do funcionalismo com cursos no Laboratório Oxe Tech
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
