Alagoas terá sete polos de aplicação de exame de certificação de jovens e adultos
Interessados devem se inscrever no portal do Inep até 31 deste mês; provas serão realizadas em 25 de agosto
Quem deseja garantir o certificado de conclusão dos níveis Fundamental e Médio da educação básica, eis uma boa notícia: estão abertas as inscrições para a edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Para efetuar sua inscrição, os interessados devem acessar o endereço eletrônicohttp://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial entre os dias 20 a 31 de maio, informar seus dados pessoais e responder ao questionário socioeconômico. A inscrição é gratuita e as provas acontecem no dia 25 de agosto.
Em Alagoas, o teste será aplicado em sete polos – um a mais que no ano passado. A cidade de Rio Largo passa a fazer parte dos locais onde o Encceja será realizado, junto com os municípios de Arapiraca, Delmiro Gouveia, Maceió, Porto Calvo, Santana do Ipanema e União dos Palmares.
O Encceja 2019 conta ainda com mais uma novidade este ano: quem se inscreveu para a prova do ano passado e não pôde comparecer, deve anexar, durante o ato de inscrição, uma prova com o motivo de não ter participado do exame. Caso não consiga atestar a razão da falta, o interessado deve pagar uma taxa para participar da edição deste ano.
De acordo com Mônica Sarmento, Supervisora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o exame representa não somente a certificação de conclusão do ensino básico, mas também o resgate da vida estudantil, com a continuidade dos estudos.
“Caso o candidato não consiga passar em alguma das provas, ele poderá receber uma declaração de proficiência das áreas que teve êxito e no próximo Encceja fazer apenas as que não foi aprovado, o que não acontecia até a edição do ano passado. Com o certificado, os participantes podem prosseguir com os estudos. Quem fez a prova como conclusão do Fundamental, segue para o Ensino Médio. Quem concluiu o Ensino Médio, pode fazer parte de algum curso superior”, comenta a Supervisora.
O Encceja – o exame acontece em 611 municípios em todo o país e certifica a população que deseja concluir o Ensino Fundamental e Médio. Para garantir a conclusão do Fundamental, o participante tem que ter, no mínimo, 15 anos completos no dia de aplicação das provas. Podem participar do Encceja para Ensino Médio, pessoas com pelo menos 18 anos até o dia 25 de agosto.
No portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos têm acesso às apostilas de estudo e as provas e gabarito do Encceja 2018. O material conta com oito volumes de orientações para estudantes, sendo quatro do Fundamental e quatro do Médio. O Inep disponibiliza, ainda, quatro apostilas com orientações para professores. O conteúdo pode ser acessado em http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/materiais-para-estudo.
Veja também
Últimas notícias
Mulher tenta atacar três pessoas com faca durante confusão em conjunto residencial de Rio Largo
Força Tática desarticula esquema de tráfico e apreende mais de 60 kg de drogas em Alagoas
Prefeito de Coité do Nóia critica falta de tomógrafo no Hospital de Emergência do Agreste
'Desconvite' para fumar pedra de crack termina em ameaça e destruição de portão em Porto Calvo
Jovem é preso por tráfico de drogas durante ação da Polícia Militar em Matriz de Camaragibe
Homem de 45 anos é socorrido após capotamento na Al-220, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
