Educação faz greve geral contra reforma da previdência no dia 15 de maio
Sinteal está se articulando com os sindicatos de trabalhadores da UFAL e do IFAL, para unificar as atividades realizadas no dia

Está marcada para o próximo dia 15, uma grande mobilização nacional dos trabalhadores da educação da rede pública pela não aprovação a reforma da previdência que tramita atualmente no Congresso Nacional. Com uma greve geral que deve parar todas as escolas, professores e funcionários de escola protestam contra o desmonte da aposentadoria no país. Inicialmente puxada pela rede básico de ensino, a movimentação ganhou adesão das universidades e institutos federais.
Em Alagoas, o Sinteal está se articulando com os sindicatos de trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Instituto Federal de Alagoas (Ifal), para unificar as atividades realizadas no dia. Já está marcado um ato público no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), a partir das 7h.
Consuelo Correia, presidente do Sinteal, garante que a categoria está mobilizada. "A nossa indignação com o desmonte da educação está sendo transformada em sede de fazer a luta. Realizamos a semana da educação em abril, e estamos fazendo o debate nas escolas, conversando com a categoria, constatamos que está muito claro para todos a necessidade de fazer o enfrentamento, defender a educação pública com unhas e dentes, antes que destruam de vez", relatou.
A greve também denuncia retrocessos e perigos que inúmeras medidas que estão sendo tomadas em sentido contrário aos direitos assegurados na Constituição Federal representam para a educação no Brasil. Entre elas, a Lei da Mordaça, a privatização da escola e da universidade pública, a desvinculação de recursos para a educação, a militarização das escolas, a implantação de conteúdos mínimos e direcionados a uma formação escolar adestradora, além dos constantes ataques aos trabalhadores e trabalhadoras em educação, que afetam negativamente não apenas a valorização dos profissionais, mas a qualidade de todo o sistema educacional.
“Diante de todo este cenário de descaso com a educação e de ataque à classe trabalhadora, com esta nefasta reforma da Previdência, o dia 15 de maio será fundamental para barrarmos estes retrocessos. Já temos vários apoios para esta greve e a mesma se configurará num marco de outras paralisações futuras. A luta só começou”, afirmou o secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Gilmar Soares Ferreira.
Greve Geral da Educação - Mobilização em Alagoas
Dia: 15/05/2019
Hora: 7h
Local: Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa).
Veja também
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
