Representantes da Saúde discutem papel da Enfermagem em Alagoas
Encontro aconteceu durante audiência pública proposta pelo vereador Ronaldo Luz

Representantes de diversas categorias da Saúde se reuniram, nesta segunda-feira (27), para discutir a importância da Enfermagem para a sociedade alagoana. O encontro aconteceu durante a audiência pública proposta pelo vereador Ronaldo Luz (MDB), na Câmara Municipal de Maceió, localizada no bairro de Jaraguá.
Médico há 36 anos, o vereador Ronaldo Luz aproveitou a oportunidade para declarar apoio à categoria. “Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem podem contar com o meu apoio para o que for preciso. Sei que as principais lutas da enfermagem são as 30 horas semanais, a implantação de um piso salarial, além do descanso digno”, afirmou.
O reitor da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Henrique Costa, elogiou a iniciativa do vereador, e afirmou que a audiência possibilitou enxergar a realidade dos profissionais da enfermagem sob uma ótica diferente.
“A audiência foi maravilhosa. Só quem vive o dia-a-dia dos problemas tem maiores condições de falar em detalhes o que passa despercebido para a população que está fora do contexto. Apesar de eu ser da área de saúde e da reitoria abrir o espaço para conviver com várias áreas, às vezes não vemos o detalhe de quem trabalha diretamente com isso. Hoje, o que vemos foi isso, uma comemoração da Semana da Enfermagem, mas que ao mesmo tempo abriu espaço para mostrar as lutas dignas da categoria”, explicou o reitor da Uncisal.
O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), Renné Costa, considerou o momento como ímpar. “É um fato histórico. Pela primeira vez na história da enfermagem alagoana é colocado em debate as pautas no Poder Legislativo. Estamos debatendo a valorização da enfermagem, o protagonismo, além da valorização social. O principal de tudo é que mostra ao Poder Público que não é o médico que comanda essa luta. O profissional de enfermagem carrega nas costas essas lutas. O Dr. Ronaldo Luz se prontificou a abraçar as nossas causas”, disse.
Além do reitor da Uncisal, Henrique Costa e do presidente do Coren-AL, Renné Costa, também estiveram presentes a presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas (Sineal), Renilda Barreto; a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-AL), Izabelle Pereira; o presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Secção Alagoas (Aben-AL), James Farley; e o representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Gilney Guerra.
HOMENAGEM
No início da audiência pública, o vereador Ronaldo Luz concedeu o título de Cidadã Honorária de Maceió à médica Juliana Arôxa Pereira Barbosa. Ela é pernambucana e, com 14 anos, veio morar na capital alagoana, onde se graduou em Medicina, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em 1997.
Veja também
Últimas notícias

Mulher é agredida por colega de trabalho em circo e dá entrada em hospital no interior de AL

Criminoso invade escola e leva TV e aparelho de som em Arapiraca

Sorteio do IPTU 2025 contempla arapiraquenses com R$165 mil em prêmios

Reitor da Ufal alega colapso financeiro das universidades federais em Alagoas

Arapiraca: Idoso desaparece de residencial onde mora e família pede ajuda para localizá-lo

Prefeito Luciano Barbosa entrega ginásio e reforma de escola nos bairros Planalto e Bom Sucesso
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
