Semana do Doar de Sangue: Aumentam doações, mas Maceió precisa de estoque de sangue negativo
O Hemoal localizado na capital possui 306 bolsas de sangue
Seja por queimaduras causadas por fogos de artifício, por acidentes automobilísticos nos feriados, ou até por ferimento de arma de fogo - não importa o motivo - em junho, o estoque de sangue dos hospitais públicos e particulares cai drasticamente. O Hemoal necessita mais do que nunca de doações.
E na Semana Mundial do Doador de Sangue, o Hemoal Maceió está com estoque de sangue negativo baixo. Mesmo que os últimos cinco dias tenham sido dedicados a arrecadar novos doadores com uma campanha intensiva do órgão.
O Hemoal localizado na capital possui 306 bolsas de sangue, e recebeu 336 doações no período de 10 a 14 de junho - Semana Mundial do Doador de Sangue. O número maior do que o arrecado em Arapiraca, onde 246 doações foram computadas.
O órgão espera formar um estoque estratégico para atender as possíveis vítimas de queimaduras com fogos de artifício, acidentes automobilísticos e os feridos por arma branca e de fogo durante os feriados de Corpus Christi (20/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06).
De acordo com o Hemoal, ao longo do mês de junho, o número de transfusões triplica, de acordo com dados das duas maiores emergências públicas alagoanas: o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.
Critérios para doação
Além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, doença de Chagas e, após os onze anos de idade, tenham contraído hepatite.
Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhados dos pais, portando um documento de identificação oficial e original, é imprescindível.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
