Semana do Doar de Sangue: Aumentam doações, mas Maceió precisa de estoque de sangue negativo
O Hemoal localizado na capital possui 306 bolsas de sangue

Seja por queimaduras causadas por fogos de artifício, por acidentes automobilísticos nos feriados, ou até por ferimento de arma de fogo - não importa o motivo - em junho, o estoque de sangue dos hospitais públicos e particulares cai drasticamente. O Hemoal necessita mais do que nunca de doações.
E na Semana Mundial do Doador de Sangue, o Hemoal Maceió está com estoque de sangue negativo baixo. Mesmo que os últimos cinco dias tenham sido dedicados a arrecadar novos doadores com uma campanha intensiva do órgão.
O Hemoal localizado na capital possui 306 bolsas de sangue, e recebeu 336 doações no período de 10 a 14 de junho - Semana Mundial do Doador de Sangue. O número maior do que o arrecado em Arapiraca, onde 246 doações foram computadas.
O órgão espera formar um estoque estratégico para atender as possíveis vítimas de queimaduras com fogos de artifício, acidentes automobilísticos e os feridos por arma branca e de fogo durante os feriados de Corpus Christi (20/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06).
De acordo com o Hemoal, ao longo do mês de junho, o número de transfusões triplica, de acordo com dados das duas maiores emergências públicas alagoanas: o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.
Critérios para doação
Além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, doença de Chagas e, após os onze anos de idade, tenham contraído hepatite.
Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhados dos pais, portando um documento de identificação oficial e original, é imprescindível.
Veja também
Últimas notícias

Estado assegura retificação de nome e gênero em documento civil para pessoas trans
Sesau promove acolhimento de profissionais do programa Mais Acesso a Especialistas

Alunos da EJAI recebem descontos no comércio de Matriz de Camaragibe

AeC conclui treinamento de 1ª turma que terá oportunidade de emprego em Palmeira

Moraes autoriza Mauro Cid a viajar com a filha para evento em SP

Preparativos intensificam a Paixão de Cristo no Morro Santo da Massaranduba em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
