Semana do Doar de Sangue: Aumentam doações, mas Maceió precisa de estoque de sangue negativo
O Hemoal localizado na capital possui 306 bolsas de sangue
Seja por queimaduras causadas por fogos de artifício, por acidentes automobilísticos nos feriados, ou até por ferimento de arma de fogo - não importa o motivo - em junho, o estoque de sangue dos hospitais públicos e particulares cai drasticamente. O Hemoal necessita mais do que nunca de doações.
E na Semana Mundial do Doador de Sangue, o Hemoal Maceió está com estoque de sangue negativo baixo. Mesmo que os últimos cinco dias tenham sido dedicados a arrecadar novos doadores com uma campanha intensiva do órgão.
O Hemoal localizado na capital possui 306 bolsas de sangue, e recebeu 336 doações no período de 10 a 14 de junho - Semana Mundial do Doador de Sangue. O número maior do que o arrecado em Arapiraca, onde 246 doações foram computadas.
O órgão espera formar um estoque estratégico para atender as possíveis vítimas de queimaduras com fogos de artifício, acidentes automobilísticos e os feridos por arma branca e de fogo durante os feriados de Corpus Christi (20/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06).
De acordo com o Hemoal, ao longo do mês de junho, o número de transfusões triplica, de acordo com dados das duas maiores emergências públicas alagoanas: o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca.
Critérios para doação
Além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, doença de Chagas e, após os onze anos de idade, tenham contraído hepatite.
Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhados dos pais, portando um documento de identificação oficial e original, é imprescindível.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
