Hemoal inicia Campanha Junina de Doação de Sangue nesta segunda (10)
Ação irá ocorrer até o fim da semana, nas Unidades Maceió e Arapiraca
Atender as vítimas de queimaduras com fogos de artifício, acidentes automobilísticos e os feridos por arma branca e de fogo durante os feriados de Corpus Christi, São João e São Pedro. Com este objetivo, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidades Maceió e Arapiraca, inicia nesta segunda-feira (10), a tradicional Campanha Junina de Doação de Sangue.
Por meio da iniciativa, que irá ofertar os doadores uma camisa confeccionada especialmente para campanha, a Gerência da Hemorrede Pública de Alagoas espera obter 100 doações de sangue diariamente. Isso porque, são registradas menos de 50 doações em dias convencionais, representando um número insuficiente para atender as transfusões durante os festejos juninos, segundo dados do Centro de Processamento de Dados do Hemoal.
Por outro lado, durante o mês de junho, o número de transfusões triplica, de acordo com dados das duas maiores emergências públicas alagoanas: o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca. Além destas unidades, o Hemoal Maceió e Arapiraca, envia sangue para as maternidades e hospitais públicos do Estado, onde são atendidas as gestantes e os pacientes que irão ser submetidos a cirurgias eletivas.
"Iniciaremos nesta segunda-feira a Campanha Junina de Doação de Sangue. Esta ação é muito importante para garantirmos um estoque sempre estabilizado, visando salvar a vida de pessoas que correm risco de morte e necessitam de uma transfusão sanguínea ao longo do mês de junho", destacou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.
Critérios para doação
Além de estar em perfeito estado de saúde e portando um documento de identificação com foto, o candidato deve comprovar que possui no mínimo 16 anos de idade e peso superior a 50 kg. Estarão impossibilitados de doar àqueles que não preencham estes pré-requisitos e sejam portadores do vírus HIV ou que já foram acometidos por sífilis, doença de Chagas e, após os onze anos de idade, tenham contraído hepatite.
Já quanto às mulheres, não é permitida a doação para àquelas que estejam grávidas ou amamentado. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o candidato à doação deve comparecer ao Hemoal bem alimentado. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhados dos pais, portando um documento de identificação oficial e original, é imprescindível.
Endereços para doação
O Hemoal Maceió Trapiche funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h até 17h. Se preferir, os voluntários podem se deslocar até o Hemoal Maceió Farol, localizado no Hospital Veredas, que atende de segunda a sexta-feira, no horário das 8h até 11h. No interior, as doações podem ser realizadas no Hemoal Arapiraca, que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
Veja também
Últimas notícias
Rafael Brito garante investimentos para saúde, educação e infraestrutura em Delmiro
Alfredo Gaspar dispara contra Lula: 'É o pai de Lulinha e do Tigrinho'
Mutirão reúne mais de 300 pessoas para exames oftalmológicos em Girau do Ponciano
Homem é preso após ameaçar ex-namorado da atual companheira de morte em Maceió
Veículo sai da pista e deixa duas pessoas feridas na Rota do Mar, em Maceió
IPTU 2026: Sétima parcela vence na quarta-feira (30); saiba como emitir a guia
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
