Audiência Pública vai discutir criação do Estatuto da Pessoa com Câncer
Encontro tem o objetivo de buscar a ampliação das políticas públicas de saúde que previnam a doença

Mesmo com os direitos sociais garantidos pela legislação, depois do diagnóstico de câncer, para muitos pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), inicia-se uma via crucis para a busca de um atendimento adequado com exames e acesso a remédios. Um cenário frequente no país, pois os casos só aumentam.
Segundo pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministério da Saúde, só no ano passado (2018), estimava-se que 5.050 novos casos de câncer poderiam ser diagnosticados em Alagoas. Desses casos, 630 sejam de próstata; 560 de mama; e 320 de cólon de útero. “Ainda não sabemos se os números foram confirmados, mas, são alarmantes e merecem nossa atenção.
Por isso, nessa audiência, que será realizada nesta segunda-feira, 17 de junho, às 15h, no Plenário da Assembleia Legislativa, precisamos discutir políticas públicas que previnam a doença e que atendam adequadamente os pacientes em tratamento”, disse o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Galba Novaes, que é o autor do requerimento.
A sessão especial terá a participação de autoridades do setor e especialistas que irão proferir as seguintes palestras: Tratamento e cuidados multiprofissionais no combate ao câncer, Dra. Flávia Alencar; Câncer e psicologia: a importância da terapia no tratamento da doença, Psicóloga Sayonara Leite; Câncer: Prevenção é o melhor caminho, Dra. Maria Emília Barros Castro; Humanização no atendimento aos pacientes com câncer, Assistente social Maria das Graças Lopes Lima e Política Estadual de Enfrentamento ao Câncer: Rede de Oncologia – Secretaria de Estado de Saúde.
Além de Alagoas, que discute com o segmento a criação do Estatuto, legislação semelhante já foi aprovada e está valendo em Pernambuco, Paraíba, Goiás e Amazonas. "Queremos ouvir todas as pessoas envolvidas para que tenhamos uma proposta que atenda os anseios e as necessidades dos pacientes aqui de nosso Estado também”, concluiu o deputado Galba Novaes.
Veja também
Últimas notícias

Câmara pode votar Lei da Reciprocidade Comercial ainda esta semana

STF volta a julgar validade das revistas íntimas em presídios

Pai que viralizou correndo com filha para show de Olivia Rodrigo revela desfecho inesperado e diverte a web

Grupo de homens armados é flagrado invadindo e furtando casas no Benedito Bentes

Acusados de tráfico morrem após troca de tiros com policiais em Maragogi

Feirantes são realocados para reforma no Mercado Público do Jacintinho
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
