Geral

Por que estudar espanhol na Espanha?

Espanhol é a segunda língua mais falada no mundo

Por Divulgação 24/06/2019 11h11
Por que estudar espanhol na Espanha?
Espanha - Foto: Divulgação

Nos dias de hoje, com a globalização, é cada vez mais importante dominar uma língua estrangeira. O espanhol é a segunda língua mais falada no mundo. Portanto, estudar espanhol na Espanha torna-se importante, fundamental para quem quer portas abertas a novas possibilidades de trabalho e de vida.

O Mandarim é a língua mais falada por causa da quantidade de falantes nativos, mas o espanhol tem mais de 500 milhões de pessoas falantes, sendo a língua oficial em 21 países e a língua oficial em diversas organizações internacionais como a ONU, por exemplo. Assim, estudar espanhol na Espanha acaba sendo uma atividade obrigatória!

Quem aprende esta língua latina, terá a possibilidade de poder compreender ao mesmo tempo tudo sobre a cultura e tradições da Espanha e dos países hispano-falantes da América. Artistas como Picasso e Dalí, escritores como Gabriel García Marquez e Cervantes,  já são um bom motivo para dominar uma língua tão atraente quanto o espanhol.

Nos negócios, nas grandes empresas multinacionais, o espanhol tem um papel preponderante e muitas dessas empresas, instaladas em diversos país ao redor do mundo, precisam de funcionários que dominem muito bem o espanhol.

Qual é a vantagem de estudar espanhol na Espanha?

Estudar uma língua no país de origem é sempre mais efetivo, mais fácil. Acontece que estudar e viver no lugar onde se fala esse idioma permite estudar e ao mesmo tempo praticar o estudado no convívio diário com a população espanhola. Está comprovado que é possível aprender mais rápido um idioma no país onde é a língua oficial, do que estudar uma língua estrangeira no próprio país do estudante.

Dentro das semelhanças entre o português e o espanhol, o fato de ouvir os professores nativos falando obviamente com a pronúncia correta, facilitará a compreensão na conversa com os espanhóis nas ruas, nos hotéis, nos restaurantes... Ir ao cinema para assistir um bom filme espanhol então, será uma grande satisfação!

O aluno que estuda um idioma no país onde este é oficial, tem a possibilidade de estar aprendendo constantemente: fazendo as compras no supermercado, almoçando ou jantando em um restaurante onde o cardápio está na língua oficial, fazendo compras de roupa ou acessórios e até na hora de ir na farmácia para comprar um remédio.

Por outra parte, quando se domina o espanhol, a possibilidade de conhecer novas pessoas, espanhóis na Espanha ou depois latinos que moram em outros países, permitirá fazer novas amizades, viver experiências diferentes, conhecer outras culturas e entender as diversas tradições.

Algumas dicas para estudar no exterior

Indo para Espanha ou para qualquer país de língua espanhola para aprender esse idioma, o melhor é se hospedar na casa de uma família local. Dessa forma você poderá viver como um membro mais dessa família, almoçar ou jantar com essas pessoas que o receberão com total atenção e carinho. Isso ajudará a aprender mais rapidamente a língua, praticando constantemente, desde o inicio da manhã até o final do dia.

Mas estudar espanhol na Espanha tem um encanto muito especial. Não é a toa que anualmente esse país recebe mais de 40 milhões de visitantes! Ir a Madri e conhecer o Museu del Prado para admirar obras de Goya, Velásquez e Dali é um dos principais motivos, como também admirar de perto o famoso Guernica de Picasso, no Museu Rainha Sofia.

Curtir as famosas praias de Barcelona durante a primavera e o verão espanhóis; conhecer Toledo, a cidade medieval que reúne as três religiões: judia, cristã e muçulmana; aprender e curtir tudo sobre o flamenco em Sevilha... Tudo na Espanha é digno de ser desfrutado: o ambiente no geral, a comida, o espetáculo, a vida noturna.

A língua espanhola nasceu na Espanha. A história indica que nasceu na época pré - romana na península ibérica. É uma língua chamada ‘língua romance’, uma versão modificada do latin, que já não se fala há vários séculos, mas que foi o berço de línguas latinas como o espanhol, o português, o italiano, entre outros idiomas.

Por isso, ir para a Espanha estudar a língua oficial desse belo país é a melhor opção para tirar proveito de uma temporada fantástica, unindo o útil ao agradável: estudar, aprender e curtir!