Conselheiros tutelares: publicada lista de pré-candidatos aptos à eleição
Lista foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), desta segunda (1º)

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) publicou no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (1º), a lista dos pré-candidatos aptos na 1ª etapa do Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares do Município de Maceió nas dez regiões administrativas.
De acordo o como edital publicado no dia 20 de maio no Diário Oficial (clique aqui), a partir da publicação da lista definitiva dos candidatos inscritos, qualquer cidadão acima de 18 anos e dotado de capacidade civil plena poderá requerer ao CMDCA, em até cinco dias úteis, a impugnação de candidaturas, em petição fundamentada.
O candidato que tiver sua candidatura impugnada poderá apresentar defesa no prazo de cinco dias. A Comissão Especial Eleitoral analisará a defesa apresentada, podendo ouvir testemunhas, determinar a juntada de documentos e realizar diligências. O resultado da análise da impugnação pela Comissão Especial Eleitoral será divulgado até o dia 12 de julho de 2019. Da decisão acerca da análise da impugnação caberá recurso do candidato ao Pleno do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que deverá decidir em até 5 cinco dias.
Após a publicação da análise dos pedidos de impugnação e de recursos para o CMDCA, no dia 22 julho de haverá uma nova publicação da lista dos pré-candidatos. De 23 a 26 de julho, todos os pré-candidatos a conselheiros tutelares participarão de um curso preparatório. A capacitação de no mínimo 30 horas será organizada pelo CMDCA e abordará os direitos da criança e do adolescente. Os candidatos deverão ter frequência mínima de 80%.
No dia 28 de julho os candidatos farão uma prova de Conhecimentos Gerais sobre o Direito da Criança e do Adolescente, Sistema de Garantia de Direitos, Programas de Atendimentos à Criança e Adolescente e questões relacionadas à rotina funcional e administrativa do Conselho Tutelar. Se forem aprovados com média mínima de 6,0 estarão aptos a concorrer ao processo seletivo. O resultado das provas será publicado no Diário Oficial do Município do dia 2 de agosto e a aprovação das candidaturas será publicada no dia 6 de agosto.
O Processo de Escolha Unificado dos Conselhos Tutelares acontecerá em todo o território nacional no dia 6 de outubro. Serão eleitos pela população 50 conselheiros que vão atuar em dez regiões administrativas, garantindo o cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes da capital.
Lista de pré-candidatos páginas 38-39.
Veja também
Últimas notícias

Protesto por falta de água interdita Avenida Senador Rui Palmeira em Maceió

Deputado Fabio Costa confronta Carlos Lupi na CPMI do INSS e expõe falhas na gestão

CPMI do INSS: Alfredo Gaspar cobra respostas de Carlos Lupi sobre omissões e denúncias em sua gestão

Destino turístico dos Cânions do São Francisco pode ser demolido por ordem judicial

Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais

Governo de Alagoas comemora sucesso do artesanato alagoano em Paris
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
