Conselheiros tutelares: publicada lista de pré-candidatos aptos à eleição
Lista foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), desta segunda (1º)

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) publicou no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (1º), a lista dos pré-candidatos aptos na 1ª etapa do Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares do Município de Maceió nas dez regiões administrativas.
De acordo o como edital publicado no dia 20 de maio no Diário Oficial (clique aqui), a partir da publicação da lista definitiva dos candidatos inscritos, qualquer cidadão acima de 18 anos e dotado de capacidade civil plena poderá requerer ao CMDCA, em até cinco dias úteis, a impugnação de candidaturas, em petição fundamentada.
O candidato que tiver sua candidatura impugnada poderá apresentar defesa no prazo de cinco dias. A Comissão Especial Eleitoral analisará a defesa apresentada, podendo ouvir testemunhas, determinar a juntada de documentos e realizar diligências. O resultado da análise da impugnação pela Comissão Especial Eleitoral será divulgado até o dia 12 de julho de 2019. Da decisão acerca da análise da impugnação caberá recurso do candidato ao Pleno do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que deverá decidir em até 5 cinco dias.
Após a publicação da análise dos pedidos de impugnação e de recursos para o CMDCA, no dia 22 julho de haverá uma nova publicação da lista dos pré-candidatos. De 23 a 26 de julho, todos os pré-candidatos a conselheiros tutelares participarão de um curso preparatório. A capacitação de no mínimo 30 horas será organizada pelo CMDCA e abordará os direitos da criança e do adolescente. Os candidatos deverão ter frequência mínima de 80%.
No dia 28 de julho os candidatos farão uma prova de Conhecimentos Gerais sobre o Direito da Criança e do Adolescente, Sistema de Garantia de Direitos, Programas de Atendimentos à Criança e Adolescente e questões relacionadas à rotina funcional e administrativa do Conselho Tutelar. Se forem aprovados com média mínima de 6,0 estarão aptos a concorrer ao processo seletivo. O resultado das provas será publicado no Diário Oficial do Município do dia 2 de agosto e a aprovação das candidaturas será publicada no dia 6 de agosto.
O Processo de Escolha Unificado dos Conselhos Tutelares acontecerá em todo o território nacional no dia 6 de outubro. Serão eleitos pela população 50 conselheiros que vão atuar em dez regiões administrativas, garantindo o cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes da capital.
Lista de pré-candidatos páginas 38-39.
Veja também
Últimas notícias

Carro de passeio pega fogo no povoado Manimbu, em Penedo

Forças policiais de Alagoas e Pernambuco realizam operação integrada e prendem foragidos em Palmares/PE

Condutor fica em estado grave após acidente de moto no Sítio Varginha, em Arapiraca

Produtora que criou hino nacional em gênero neutro na campanha de Boulos faturou mais de R$ 1,2 milhão com o PT

“Vai ser muito melhor para eles”, diz alagoano Adrualdo Catão sobre proposta da CNH mais barata

Idoso de 81 desmaia em via pública e é socorro pelo Corpo de Bombeiros, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
