Gincana Junina movimenta Unidades de Internação de Maceió
Evento é parte do plano educacional da Superintendência de Medidas Socioeducativas
Mais de 300 jovens e adolescentes, entre 14 e 19 anos, que cumprem medidas socioeducativas nas Unidades de Internação de Maceió, participaram da Gincana Junina promovida, entre os dias 25 de junho e 05 de julho, nos espaços esportivos das unidades.
O evento é parte do plano educacional da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), vinculada à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), e teve como objetivo maior estimular a integração entre os socioeducandos.
A superintendente de Medidas Socioeducativas, Denise Paranhos, ressaltou a importância da inclusão do esporte no cumprimento das medidas. “Nós percebemos que muitos deles estão resgatando um momento da vida que se perdeu no processo de construção pessoal, então o envolvimento deles é total. Por isso, nós incentivamos esse dinamismo e buscamos ao máximo incluir a prática esportiva nas atividades pedagógicas”, afirmou.
Educadores sociais programaram as atividades, que incluíram diferentes modalidades coletivas, como futebol, queimado, circuito funcional, corrida de saco, lançamento de argolas, entre outros. As competições ainda ocuparam um tempo que seria ocioso com práticas positivas, promovendo a saúde física e mental dos socioeducandos.
Para o adolescente E.O.P., de 17 anos, esses dias trouxeram uma animação diferente para o grupo, ajudando a sair da rotina. “Foi muito legal estarmos todos juntos, fazendo novos amigos e compartilhando momentos de diversão. Só tenho a agradecer à superintendência e aos nossos supervisores por esta comemoração tão feliz”, declarou.
Segundo a gerente de Desenvolvimento Integral da Sumese, Cássia Moreno, todas as Unidades foram envolvidas na gincana. “A ação teve um forte cunho pedagógico, pois buscamos envolver os meninos e apresentar a eles a genuína proposta do São João, trazendo comidas típicas, brincadeiras e proporcionando a socialização”.
Clássicos do forró pé de serra animaram os torneios e após as competições os participantes se confraternizaram com um lanche típico da culinária junina. O cardápio foi variado e incluiu bolo de milho, mungunzá, arroz doce, entre outras delícias do Nordeste.
Veja também
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
