Com apoio da Seprev, eletricista vence as drogas, faz curso e abre o próprio negócio
A vida de Pedro Victor de Lima, de 30 anos, começou a desandar muito cedo, aos 14 anos, quando começou a usar drogas ilícitas. Iniciou pela maconha em roda de amigos e, tempos depois, se viu atormentado por uma das drogas mais devastadoras que existe, o crack.
Foram sete anos de dependência do entorpecente que o levou ao fundo do poço. “Deixei de trabalhar, de cumprir com minhas obrigações com minha família, fui desprezado por todos. Foi uma época muito difícil”, relembra.
A complicada vida de dependente químico começou a mudar quando Pedro Victor conheceu os Anjos da Paz, programa da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), que resgata pessoas do submundo das drogas.
Foi durante uma ação de rotina de busca ativa por dependentes químicos nas ruas, que se deu o primeiro contato com os psicólogos e assistentes sociais do programa. Pedro acabou sendo acolhido em uma das comunidades credenciadas pelo Governo do Estado e, com muito esforço, conseguiu se livrar da dependência.
Mas, foi por meio do programa Agentes da Paz, também da Seprev, que o ex-acolhido passou trilhar um novo rumo em sua vida. Ao ser convocado pelas equipes para participar do curso de eletricista, acabou vislumbrando sua reinserção no mercado de trabalho.
Após o curso, Pedro recebeu acompanhamento dos Agentes da Paz, tirou todos os seus documentos por meio do mais novo programa da Seprev, o Cidadão Legal, e resolveu abrir seu próprio negócio de conserto de eletrodomésticos.
“O conhecimento abre nossa cabeça. Quando temos objetivos, fazemos com que nossa vida mude. Tive que esquecer os problemas e procurar o estudo, que é a melhor forma de vencer na vida. Fiz um curso de eletricista, gostei e minha mente se expandiu. Hoje estou aqui com meu negócio”, comemora.
Veja também
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
