Viagens semiexpressas agilizam tempo de deslocamento da população
Ao todo, 128.327 mil embarques na modalidade foram registrados pela SMTT
Para garantir que os cidadãos maceioenses disponham de mais mobilidade e cheguem aos seus destinos com maior agilidade, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), implantou as viagens semiexpressas em linhas de ônibus já existentes na capital. Ao todo, desde que passaram a circular efetivamente pelas vias da cidade, 128.327 mil embarques na modalidade foram registrados pelas equipes de Mobilidade do órgão.
Atualmente, as viagens semiexpressas são realizadas de segunda a sexta-feira pelas linhas 907 – Trapiche/ Ufal, 223 – Ipioca/ Mercado, 704 – Benedito Bentes/ Ponta Verde (Via Santa Lúcia) e a 716 – Clima Bom/ Ponta Verde. Neste tipo de viagem, o número de paradas para o embarque e desembarque de passageiros é reduzido, resultando em maior agilidade no tempo de deslocamento dos coletivos.
O titular da pasta de Transportes e Trânsito de Maceió, Antônio Moura, destaca os benefícios do serviço. “Desde novembro do ano passado, as viagens semiexpressas estão atendendo a população das partes baixa e alta da capital. De lá para cá, o setor de Mobilidade da SMTT constatou que os passageiros chegam a economizar em média 20 minutos durante as viagem semiexpressas. É uma economia de tempo bastante considerável, já que pode ser empregado em qualquer outra atividade no dia a dia da população”, afirma.
Para realizar o embarque nas linhas semiexpressas, é necessário que os passageiros tenham em mãos um Cartão Bem Legal em qualquer modalidade, já que estes veículos não contam com a presença de cobradores. Para que o usuário consiga identificar os ônibus semiexpressos, um adesivo indicando o tipo da viagem e informando que o coletivo só aceita o Cartão Bem Legal foi anexado na frente dos carros.
Locais de paradas e horários das viagens por linha
A linha semiexpressa 907 – Trapiche/ Ufal possui oito viagens no total. Os veículos nesta modalidade saem do terminal do Trapiche às 05h35, 06h35, 08h30, 09h34, 11h30, 12h35, 14h15 e 15h22, de segunda a sexta-feira. Nessas viagens, os passageiros podem embarcar e desembarcar no ônibus até a Rua Professor Loureiro, no bairro da Ponta Grossa. Depois deste ponto, o embarque e desembarque é realizado apenas a partir da Avenida Tomás Espíndola, no bairro Farol.
As viagens semiexpressas da linha 223 – Ipioca/Mercado acontecem nos horários de 05h50 e 06h30. Elas fazem o seu percurso normal, embarcando os passageiros até a Praça Emílio de Carvalho, em Riacho Doce. Após a referida parada, as viagens seguem direto até o Parque Shopping, localizado em Cruz das Almas, onde os usuários poderão desembarcar.
Os usuários da linha 704 – Benedito Bentes/Ponta Verde (Via Santa Lúcia) podem embarcar e desembarcar no veículo a partir do primeiro ponto localizado na Avenida Benedito Bentes até a parada do posto de gasolina que fica próximo ao Correios da Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro do Tabuleiro do Martins. Após esta parada, o cidadão só poderá embarcar e desembarcar novamente no ponto da Casa Vieira, no Farol. Depois disso, o desembarque para esta linha só é permitido a partir da Praça do Centenário, no Farol. Estas viagens acontecem nos horários de 06h07 e 06h17.
Já na viagem semiexpressa da linha 716 – Clima Bom/ Ponta Verde, os passageiros podem embarcar no veículo desde o seu terminal até o ponto próximo ao Correios da Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro do Tabuleiro do Martins. Após esta parada, a população pode embarcar e desembarcar novamente no ponto da Casa Vieira, no Farol. Depois disso, o desembarque para esta linha só é permitido a partir da Praça do Centenário, também no Farol. Os horários desta viagem são de 06h03 e 06h30.