[Vídeo] O Projeto Lince é uma ferramenta importantíssima para auxiliar a polícia, diz o Deputado Cabo Bebeto
Projeto foi utilizado de forma experimental no apoio à Polícia Militar de Maceió, com sucesso comprovado
Cada vez mais os recursos tecnológicos tem auxiliado áreas vitais, no mundo. Na segurança pública, a tecnologia virou uma grande aliada na prevenção e combate ao crime. Uma das armas mais poderosas e eficazes nessa luta entre o bem e o mal leva o nome de “Projeto Lince”, desenvolvido pela Agência Federal de Segurança, Tecnologia e Fiscalização.
Trata-se de um projeto de monitoramento remoto feito com o uso de drones que permite o apoio estratégico a entidades de segurança pública; no tráfego de veículos nas vias e identificação rápida de acidentes; localização de banhistas e prevenção de ataques de tubarão; bem como a identificação de áreas contaminadas e devastadas pela poluição e desmatamento.
O Projeto Lince foi utilizado de forma experimental no apoio à Polícia Militar de Maceió, em Alagoas, com sucesso comprovado. Uma das testemunhas eficácia do Projeto Lince é o policial Militar e deputado estadual, Cabo Bebeto.
No gabinete na Assembleia Legislativa de Alagoas ele gravou um depoimento contando sobre o sucesso de operação de combate ao narcotráfico que realizou quando atuava na Polícia Militar de Alagoas, com apoio do Projeto Lince.
“A gente conseguiu monitorar nossos alvos, porque a gente sabe que a geografia da grota facilita a vida do meliante, que consegue visualizar os policiais descendo as escadarias e consegue se esconder. O drone serviu para apontar as casas onde eles se esconderam e a gente conseguiu visualizar antes, o local onde estavam comercializando”, disse.
O parlamentar descreveu o Projeto Lince, como “uma ferramenta importantíssima para auxiliar a polícia” que, segundo ele, terá chances concretas de sucesso nas ações de combate diário ao crime, nas capitais. “Tenho certeza que se esse Projeto Lince for colocado aqui em Alagoas, ganha a polícia, ganha a segurança pública, ganha a população”, garantiu.
Projeto Lince
Fazendo jus ao próprio nome, o Projeto Lince permite que a polícia enxergue locais inviáveis e inacessíveis ao olho humano, uma vez que o drone capta toda a movimentação na área, possibilitando o acompanhamento por terra, possibilitando decisões estratégicas, eficientes e seguras.
Na área de segurança pública, o trabalho realizado com o drone permite ainda maior discrição na abordagem e confronto direto dos policiais com os bandidos. De acordo com o Cabo Bebeto, isso faz toda a diferença no serviço ativo da Polícia. “Pra vocês terem uma ideia, quando a gente olhava para cima, nem visualizava o drone”, explicou o deputado.
Enquanto o drone sobrevoa a área monitorada, o veículo que dá suporte à operação está equipado com instrumentos de localização e controle em tempo real que passam as instruções dos locais de comercialização e esconderijo dos traficantes, explica Bebeto. “Vivenciei essa ferramenta e tenho certeza que vai ser muito bem-vinda e se for apresentada vai ser aprovada para a segurança pública aqui de Alagoas”, garantiu o deputado.
Veja vídeo:
Veja também
Últimas notícias
Guarda Municipal prende em flagrante três pessoas por furto de tapumes na Praça Sinimbu
Governo de AL publica lista de documentos para aprovados do concurso da saúde
Corpo de médico assassinado pela ex-esposa é liberado do IML de Arapiraca
Ministério Público exige fim de convênio que expôs alunos a riscos em escolas de Alagoas
São Sebastião fortalece parceria com a Receita Federal e recebe equipamentos
Médica que matou ex-marido tem prisão preventiva decretada após audiência de custódia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
