Polícia

[Vídeo] O Projeto Lince é uma ferramenta importantíssima para auxiliar a polícia, diz o Deputado Cabo Bebeto

Projeto foi utilizado de forma experimental no apoio à Polícia Militar de Maceió, com sucesso comprovado

Por Assessoria 24/07/2019 20h08
[Vídeo] O Projeto Lince é uma ferramenta importantíssima para auxiliar a polícia, diz o Deputado Cabo Bebeto
Projeto foi utilizado de forma experimental no apoio à Polícia Militar de Maceió, com sucesso comprovado - Foto: Divulgação

Cada vez mais os recursos tecnológicos tem auxiliado áreas vitais, no mundo. Na segurança pública, a tecnologia virou uma grande aliada na prevenção e combate ao crime. Uma das armas mais poderosas e eficazes nessa luta entre o bem e o mal leva o nome de “Projeto Lince”, desenvolvido pela Agência Federal de Segurança, Tecnologia e Fiscalização.


Trata-se de um projeto de monitoramento remoto feito com o uso de drones que permite o apoio estratégico a entidades de segurança pública; no tráfego de veículos nas vias e identificação rápida de acidentes; localização de banhistas e prevenção de ataques de tubarão; bem como a identificação de áreas contaminadas e devastadas pela poluição e desmatamento.


O Projeto Lince foi utilizado de forma experimental no apoio à Polícia Militar de Maceió, em Alagoas, com sucesso comprovado. Uma das testemunhas eficácia do Projeto Lince é o policial Militar e deputado estadual, Cabo Bebeto.
No gabinete na Assembleia Legislativa de Alagoas ele gravou um depoimento contando sobre o sucesso de operação de combate ao narcotráfico que realizou quando atuava na Polícia Militar de Alagoas, com apoio do Projeto Lince.
“A gente conseguiu monitorar nossos alvos, porque a gente sabe que a geografia da grota facilita a vida do meliante, que consegue visualizar os policiais descendo as escadarias e consegue se esconder. O drone serviu para apontar as casas onde eles se esconderam e a gente conseguiu visualizar antes, o local onde estavam comercializando”, disse.
O parlamentar descreveu o Projeto Lince, como “uma ferramenta importantíssima para auxiliar a polícia” que, segundo ele, terá chances concretas de sucesso nas ações de combate diário ao crime, nas capitais. “Tenho certeza que se esse Projeto Lince for colocado aqui em Alagoas, ganha a polícia, ganha a segurança pública, ganha a população”, garantiu.


Projeto Lince

Fazendo jus ao próprio nome, o Projeto Lince permite que a polícia enxergue locais inviáveis e inacessíveis ao olho humano, uma vez que o drone capta toda a movimentação na área, possibilitando o acompanhamento por terra, possibilitando decisões estratégicas, eficientes e seguras.
Na área de segurança pública, o trabalho realizado com o drone permite ainda maior discrição na abordagem e confronto direto dos policiais com os bandidos. De acordo com o Cabo Bebeto, isso faz toda a diferença no serviço ativo da Polícia. “Pra vocês terem uma ideia, quando a gente olhava para cima, nem visualizava o drone”, explicou o deputado.

Enquanto o drone sobrevoa a área monitorada, o veículo que dá suporte à operação está equipado com instrumentos de localização e controle em tempo real que passam as instruções dos locais de comercialização e esconderijo dos traficantes, explica Bebeto. “Vivenciei essa ferramenta e tenho certeza que vai ser muito bem-vinda e se for apresentada vai ser aprovada para a segurança pública aqui de Alagoas”, garantiu o deputado.

Veja vídeo: