Socesp destaca papel do pediatra no diagnóstico de cardiopatias infantis
Número de crianças com doenças do coração tem aumentado
Por ocasião do Dia do Pediatra, 27 de julho, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) salienta a importância desse médico no diagnóstico de cardiopatias congênitas e na prevenção de doenças cardiovasculares em crianças e adolescentes. "Segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, no Brasil, o registro de óbitos relacionados à cardiopatia congênita é de 107 casos para cada 100 mil nascidos vivos", alerta o presidente da entidade, José Francisco Kerr Saraiva.
Além disso, é crescente o número de crianças e adolescentes expostos a fatores de risco de doenças cardiovasculares, como obesidade, colesterol e triglicérides elevados e sedentarismo. Segundo estudo publicado na revista Lancet, a obesidade global em meninas saltou de 0,7%, em 1975, para 5,6% em 2016. Em meninos, aumento foi ainda maior no período, passando de 0,9% para 7,8%. Resultado: 124 milhões de crianças e adolescentes entre cinco e 19 anos estavam obesos em todo o mundo em 2016. "Em nosso país a tendência é semelhante", observa o presidente da Socesp, ressaltando: "Nas últimas quatro décadas, o índice de obesidade entre meninos saltou de 0,93% para 12,7%. Entre as meninas, passou de 1,01% para 9,37%"
Dr. Saraiva alerta ser necessária mudança de hábitos, pois estimativas indicam que o Brasil deverá ter 11,3 milhões de crianças obesas em 2025. "A obesidade infantil, além de colocar as crianças em risco, tende a ser continuada na vida adulta, agravando o risco cardiovascular da população brasileira", alerta o presidente da Socesp, enfatizando que os pediatras são essenciais para evitar o agravamento do problema.
Dia do Pediatra é celebrado anualmente em 27 de julho, data alusiva à fundação da Sociedade Brasileira de Pediatria, ocorrida em 1910.
Veja também
Últimas notícias
Justiça determina nova prisão de influenciador condenado por estupro em Maceió
6º Batalhão da PM doa mais de 5 toneladas de alimentos e brinquedos
Casa abandonada usada como depósito de drogas é descoberta em Arapiraca; mais de 50 kg de entorpecentes são apreendidos
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
