Ação integrada com HU leva prevenção às hepatites a shopping
Foram realizados 400 testes rápidos para Sífilis, HIV e as Hepatites B e C

Com o objetivo de levar prevenção e diagnóstico precoce à população, uma ação realizada pelos Serviços de Atendimento Especializado (SAEs) do PAM Salgadinho e do Hospital Universitário ofertou testes rápidos e orientações sobre as hepatites virais no Maceió Shopping, localizado em Magabeiras, na sexta-feira (26).
Durante a ação foram realizados 400 testes rápidos para Sífilis, HIV e as Hepatites B e C. Para Teresa Carvalho, gerente do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, o evento, em alusão ao Julho Amarelo, proporcionou uma experiência agregadora para as equipes especializadas no cuidado a pessoas diagnosticadas com a doença.
“Foi um lindo evento. Nunca tínhamos trabalhado juntos em ações externas. E esse trabalho conjunto das equipes na campanha do Julho Amarelo fortalece o trabalho em rede, aproxima as equipes”, destacou.
Hepatites virais
A hepatite é uma doença extremamente silenciosa e que pode demorar décadas sem manifestar sinais e sintomas, levando o portador da doença a ter um diagnóstico em estágio avançado. Por isso, é importante ter um diagnóstico precoce e fazer o teste, para que possam ser acessados os meios de tratamento do serviço público, que atualmente contam com três locais na linha de cuidados, o Hospital Universitário, o PAM Salgadinho e o Hospital Escola Hélvio Auto.
A vacinação é uma das formas de prevenir a hepatite B, além da realização de testes rápidos. As hepatites mais comuns na região são os tipo A, B e C. “A hepatite A tem relação com a higiene e manipulação de água e alimentos contaminados, associados a outros hábitos, como não lavar as mãos. Já as hepatites B e C podem ser transmitidas sexualmente. Para a B tem vacina, mas a C é tratável e já apresenta 95% de cura”, pontua Teresa.
Veja também
Últimas notícias

Mulher fica ferida ao ser atingida com capacete por companheira na Santa Lúcia

Programa de planejamento reprodutivo do Cria já inseriu mais de 1.350 DIUs em Alagoas

Ataque russo com drones em hospital militar e prédios deixa 2 mortos e 30 feridos na Ucrânia

Corpo de jovem de 22 anos com marcas de tiros é encontrado por trás de shopping em Maceió

Homem é agredido por populares após ferir esposa com arma branca na Ponta Grossa

Homem é imobilizado e apanha de populares ao tentar roubar celular na Santa Lúcia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
