Tumba egípcia de 2.300 anos a.C é recriada em impressora 3D
Reconstrução foi feita por pesquisadora da Universidade de Pisa
O túmulo de Khunes, um importante oficial egípcio que viveu provavelmente na época do Faraó Teti, no ano de 2.300 a.C, foi reconstruído através de uma impressora 3D e colocado online. O modelo imersivo e interativo da tumba foi criado por Emanuele Taccola, responsável pelo laboratório de desenho e restauração da Universidade de Pisa, graças aos dados coletados durante a última escavação realizada em Zawyet Sultan, um local no Médio Egito, na margem oriental do Nilo, a sul da cidade de Minya.
"Nesta área, que deve ter desempenhado um papel fundamental na unificação do Egito no alvorecer da sua civilização, os arqueólogos estão envolvidos em uma análise espacial das estruturas e da paisagem para explorar as interconexões entre os restos mortais, que vão de 3200 a.C. a 1300 a.C", explica uma nota da Universidade de Pisa.
De acordo com o texto, "esta é uma pirâmide incompleta que se ergueu por cima de um cemitério pré-dinástico e de alguns túmulos de dignitários escavados na rocha, incluindo o de Khunes, de um templo e uma aldeia do período greco-romano". O laboratório de Pisa ainda explicou que "realizou um trabalho fundamental de mapeamento do sítio graças ao uso de um receptor diferencial Gnss para a tumba de Khunes". Além disso, a pesquisa foi realizada com um "método fotogramétrico", o que garantiu informações métricas precisas para a pesquisa arqueológica criar um modelo 3D no qual é possível se mover virtualmente usando um visualizador.
Últimas notícias
Advogado encontrado baleado na casa dos pais morre no HGE em Maceió
Chega a 46 o número de mortos nas chuvas na Zona da Mata Mineira
Casa da Mulher Alagoana recebe ação para viabilizar empregos a mulheres
"Não tem justificativa para trazer de volta o gestor da pior pasta de Alagoas", diz Cabo Bebeto
Caminhão-pipa quebra e fica atravessado no meio da pista em Arapiraca
Prefeitura de Major Izidoro intensifica manutenção e limpeza de barragens na zona rural
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
