Geral

Atletas elegem Maceió como um dos melhores locais para o IronMan

Competição tem início nesta quinta-feira (1º) e segue até o dia 4

Por Secom Maceió 01/08/2019 09h09
Atletas elegem Maceió como um dos melhores locais para o IronMan
IronMan 70.3 acontece pelo terceiro ano consecutivo em Maceió - Foto: Pei Fon/Secom Maceió

A capital alagoana recebe, a partir desta quinta (1º), mais uma edição do IronMan 70.3, considerado o maior evento de triathlon da América Latina. A competição, que acontece em Maceió pelo terceiro ano consecutivo, é uma das mais queridas dos atletas participantes, já que foi eleita pelos competidores uma das melhores etapas do circuito mundial. 

Em uma pesquisa aplicada pela World Triathlon Corporation (WTC) em 2017, entidade responsável pela organização da prova, a etapa em Maceió foi vencedora nas principais categorias: ‘Melhor Local’ e ‘Qual prova estaria no próximo ano’. Além de uma orla considerada a mais bonita do Brasil e um mar aquecido em todas as épocas do ano, a cidade conta com um dos mais modernos parques hoteleiros do Nordeste, um circuito de bares e restaurantes premiados e uma boa infraestrutura de serviços para atender aos turistas.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, a realização do evento com o apoio da Prefeitura de Maceió insere a cidade no circuito mundial do esporte e a posiciona como destino de grandes eventos. “Ver a capital alagoana ser considerada um dos melhores destinos para a realização de um evento do porte do IronMan é um privilégio tanto para o esporte local quanto para o turismo de eventos, que tem se destacado como um dos mais importantes segmento para a manutenção do fluxo turístico”, avaliou.  A terceira edição da competição em Maceió deve movimentar cerca de R$ 20 milhões em quatro dias de programação.

Segundo melhor tempo entre os atletas alagoanos no IronMan 70.3 e recordista no IronMan Full, o triatleta Fellipe Lira participará novamente do circuito mundial este ano e confirma a preferência dos competidores pela etapa em Maceió. “As boas condições climáticas, o mar calmo e aquecido para a natação, o asfalto plano ideal para o ciclismo e a corrida em meio à beleza natural da orla de Maceió são fatores determinantes para a escolha da capital como melhor local para a prova. Além disso, a população prestigia, acompanha, torce, e isso envolve e estimula os atletas”, pontuou. 

O IronMan 70.3 é aberto ao público e traz para Maceió cerca de cinco mil turistas, sendo 1.500 participantes, entre atletas brasileiros e estrangeiros de 19 países. O percurso da prova prova principal, que acontece no próximo domingo (4), é uma das grandes atrações do evento. A natação acontece na Praia de Pajuçara, de onde os ciclistas saem em direção à rodovia AL 101, percorrendo o litoral Sul de Maceió, e retornando pelo mesmo caminho. Já a corrida, realizada em três voltas entre a orla de Pajuçara e Ponta Verde, finaliza a prova com a chegada na arena montada na Praça Multieventos.

A etapa do IronMan em Maceió é classificatória para o Mundial em 2020, que acontecerá em Taupo, na Nova Zelândia. Os atletas participantes na capital alagoana disputam 40 vagas para concorrer no ano que vem.  São competidores da Argentina, Áustria, Bélgica, Bahamas, Bolívia, Espanha, Grã Bretanha, Madagascar, México, Peru, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos, Venezuela, Suiça, Chile, Colômbia e Alemanha, além de diversas cidades brasileiras.

Confira a programação:

01 DE AGOSTO

14:00 – 19:00     EXPO IRONMAN®

14:00 – 18:00     Entrega de Kits

02 DE AGOSTO

09:00 – 19:00     EXPO IRONMAN

09:00 – 18:00     Entrega de Kits

10:00  –   Congresso Técnico Online (Youtube)

16:00 – 17:00     Plantão de Dúvidas sobre o Congresso Técnico com os diretores de prova

03 DE AGOSTO

08:00 – Corrida IRONKIDS

08:30 – 19:00     EXPO IRONMAN

09:00 – 13:00     Entrega de Kits Expo

10:00 – 11:00     Plantão de Dúvidas sobre o Congresso Técnico com os diretores de prova

14:30 – 19:30     Bike Check in

04 DE AGOSTO

07:00 – 17:30     EXPO IRONMAN.