ETE Benedito Bentes é exemplo de respeito à legislação ambiental, diz IMA
Instituto fez visita à estação de tratamento de esgoto nessa terça-feira (13)
A visita técnica do Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Benedito Bentes rendeu elogios à instalação. “Verificamos o uso de tecnologia de ponta, como o Reator Biológico de Leito Móvel que, desenvolvido na Noruega, é verdadeiro exemplo de eficiência e respeito à legislação ambiental”, disse Gustavo Lopes, diretor presidente do IMA/AL.
Diretor e técnicos do Instituto vistoriaram a ETE na manhã dessa terça-feira (13). Na ocasião, estiveram presentes o vice-presidente de Gestão de Serviços de Engenharia da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), o engenheiro civil Geraldo Leão, e o superintendente para Novos Negócios da Companhia, o também engenheiro Luiz Neto. Da parte da Sanama, a visitação foi guiada pelo diretor Elio Federzoni.
O diretor do IMA afirmou na ocasião que o Instituto trabalha para finalizar as análises de qualidades dos líquidos efluentes da ETE e deve liberar, nos próximos dias, sua licença ambiental de operação. “Essa infraestrutura de ponta trará benefícios ao meio ambiente, contemplando tanto Maceió quanto o estado de Alagoas”, concluiu.
Já o vice-presidente da Casal, Geraldo Leão, acrescentou que “a estação, em fase de teste, já trata as águas servidas antes encaminhadas às lagoas de estabilização”. O superintendente Luiz Neto complementou: “é um tratamento de maior eficácia do ponto de vista energético e não gera odor, os efluentes (esgoto após tratamento) atendem à resolução Nº 430 do Conama e aos padrões ambientais do IMA/AL”.