?TJAL e Semas discutem criação de uma república para jovens egressos de abrigos
Objetivo é garantir moradia digna para aqueles que não foram adotados antes de atingirem maioridade até conseguirem um emprego
Representantes do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) discutiram, na manhã desta quarta-feira (14), a criação da República Acolhedora, local para receber jovens egressos dos abrigos de acolhimento da capital após terem completado 18 anos. Objetivo é garantir moradia digna para aqueles que não foram adotados antes de atingirem maioridade até conseguirem um emprego.
De acordo com o secretário da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ), José Hamilton Ramos, há apenas dois abrigos desse tipo no Brasil, e o TJAL é o primeiro tribunal a ter iniciativa na construção desse programa. “É um projeto de grande importância, já que ele vai acolher os jovens que estão nessa posição de vulnerabilidade”, ressaltou o secretário.
Na República Acolherdora, os jovens terão acesso a cursos e palestras. Além disso, empresas privadas serão estimuladas a contratá-los. A ideia é concretizar o projeto o mais rápido possível. “A partir de hoje, um imóvel já está sendo buscado para servir de local”, afirmou o secretário.
Além de José Hamilton Ramos, participaram da reunião as servidoras Salete Beltrão e Adrielly Veloso do TJAL, além da psicóloga Sofia Kelly Cavalcante e as assistentes sociais Eunice Novaes e Sheila Barros, da SEMAS.
O desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo, presidente do TJAL, já havia demonstrado preocupação com o fato de os jovens saírem dos abrigos e não terem para onde ir. Uma nova reunião ocorrerá no dia 4 de setembro para a conclusão do esboço do projeto.
Últimas notícias
'Pode me expulsar' diz irmã sobre exigência de noiva em casamento
Filha descobre verdade por trás das 'viagens de negócios' do pai
Adolescente de 14 anos é atacado por crocodilo durante pesca em praia
Para aplicar golpe, mulher forja gravidez, desaparecimento e até a morte dos bebês em Maceió
Prefeitura transfere o feriado do Dia do Servidor para a próxima sexta (31)
Arapiraca celebra seus 101 anos de Emancipação Política com programação especial; confira
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
