Usuário de ônibus pode denunciar violência pelo CittaMobi
No aplicativo CittaMobi, são disponibilizadas quatro categorias nas quais os usuários podem selecionar entre violência, assalto à mão armada, assédio sexual e outros
O Botão de Incidente Grave (BIG) é uma ferramenta tecnológica viabilizada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que está disponível no aplicativo CittaMobi. A partir deste recurso, os passageiros do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) podem reportar, a qualquer momento do dia, incidentes graves de violência registrados dentro dos coletivos urbanos da capital.
Desde que foi disponibilizado à população, o serviço do BIG já contabilizou 129 denúncias. Os dados obtidos pela SMTT são repassados à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/AL), para que ações de prevenção e de combate à violência dentro dos coletivos sejam desenvolvidas na cidade.
No aplicativo CittaMobi, são disponibilizadas quatro categorias nas quais os usuários podem selecionar entre violência, assalto à mão armada, assédio sexual e outros. As denúncias só podem ser feitas pelos passageiros que possuem seus dados pessoais previamente cadastrados no CittaMobi. Essa medida é adotada para que as informações fornecidas tenham maior credibilidade e segurança.
“É importante que o usuário formalize a denúncia com a maior quantidade de informações possíveis, detalhando o local, o horário e até mesmo fazendo uma breve descrição do incidente que aconteceu. Esses detalhes são fundamentais para que as operações de segurança sejam mais direcionadas e os problemas sejam sanados com mais eficiência”, explica Antônio Moura, gestor da SMTT.
“As denúncias podem ser feitas a qualquer momento do dia. Por exemplo, se o cidadão presenciar um assalto no ônibus que ele estava, após o ocorrido, ele poderá fazer essa denúncia pelo aplicativo. Mensalmente a SMTT encaminha as informações para a Secretaria Segurança Pública. Essas informações ajudam a proporcionar mais segurança e conforto aos usuários do transporte urbano de Maceió”, detalha a diretora do SIMM, Paula Isanelle.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
